sábado, novembro 23, 2013

Se arrependimento matasse - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/11

Com as prisões de José Dirceu e José Genoino, o ex-presidente Lula não esconde mais sua irritação com o presidente do STF, Joaquim Barbosa. A amigos que estiveram com Lula nos últimos dias, as críticas deixaram de ser veladas, e ele passou a ser categórico. Disse que o maior equívoco que cometeu na Presidência foi o de indicar Barbosa para ministro do Supremo.

Risco zero 
No Planalto, a avaliação é que não há hipótese de o presidente do STF, Joaquim Barbosa, filiar-se a algum partido para concorrer à Presidência ou a algum cargo majoritário nas eleições do ano que vem. O núcleo político do governo acha que todos os bônus obtidos por Barbosa no Supremo cairão por terra. “Ele terá que responder sobre todas as suas escolhas e por todos os erros e problemas enfrentados pelo partido a que ele se filiar”, diz um interlocutor palaciano. Ministros do STF fazem a mesma aposta e ainda contam que ele deverá se aposentar tão logo deixe a presidência, em 2014, para evitar ser comandado por Ricardo Lewandowski, o próximo presidente do STF. 

“A aliança de Eduardo Campos e Marina Silva coloca o PDT no palanque de Dilma. Marina está levando Eduardo para o isolamento” .
André Figueiredo 
Deputado (CE), líder do PDT na Câmara 

Um caminhão de ideias 
Levantamento do TSE identificou nada menos do que 1.370 projetos na Câmara e no Senado para alterar a legislação eleitoral. As propostas vão desde o fim do voto obrigatório à mudança das datas de posse de presidente e governadores. 

De volta
Maria Christina Caldeira, ex-mulher do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), tem enviado mensagens a amigos do PT avisando que ainda tem munição contra o ex-marido. “Na hora certa dou uma ajuda para o Zé (José Dirceu), presenciei almoço onde PR, PP e PTB combinaram como colocá-lo em situação frágil”, escreveu. 

PT tipo exportação 
Núcleos do PT em Londres, Genebra, Havana, Boston, Madri, Áustria e Portugal preparam nota em apoio aos “presos políticos” do partido. Pedem que a militância os defenda de forma “criativa, inovadora, espontânea e determinada”.

O vice de Lindbergh 
O presidente do PT, Rui Falcão, quer emplacar como candidato a vice do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), que aparece em segundo lugar em todas as pesquisas ao governo do Rio, sempre na frente do candidato petista. Mas há restrições à ideia porque avalia-se que Crivella envelhece a chapa, num momento em que se quer renovação. 

Corrida para o Laranjeiras 
Pesquisa do Instituto Informa ao governo na cidade do Rio mostra Marcelo Crivella com 21%; Anthony Garotinho, 14%; Lindbergh Farias, 13%; Luiz Fernando Pezão, 9%; Bernardinho, 6%; e Miro Teixeira, 4%. Foi contratada pelo PMDB. 

Sem noção 
O deputado Weliton Prado (PT-MG) constrangeu o secretário do Ministério da Saúde Helvécio Miranda na Câmara. Gritando em um corredor da Casa, queixou-se de não ter suas emendas atendidas pelo ministro Alexandre Padilha. 

A COMISSÃO DE ANISTIA e a FGV lançam “Advocacia em tempos difíceis”, sobre a atuação dos advogados na defesa de presos políticos na ditadura. 

Nenhum comentário: