terça-feira, setembro 13, 2016

O reajuste e a cascata - EDITORIAL ZERO HORA - RS

ZERO HORA - 13/09

Referência para o teto de vencimentos do funcionalismo público, os salários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão no centro de um debate exatamente no momento em que a principal corte de Justiça do país troca de comando. A posse da ministra Cármen Lúcia, reconhecida pela defesa da austeridade, é um bom momento para a rediscussão de um sistema que já se tornou insuportável para os cofres públicos: a cascata deflagrada pelos aumentos dos ministros da Suprema Corte.

Hesitante em relação ao tema durante a interinidade, o presidente da República, Michel Temer, uniu-se agora aos que se manifestam contrários ao reajuste, sob a justificativa de que "gera uma cascata gravíssima". De fato, o reajuste dos subsídios mensais dos ministros do STF, elevando os ganhos para R$ 39,2 mil a partir de 2017, teria um impacto de R$ 4,5 bilhões ao ano para o país. Isso porque serve de parâmetro não apenas para os vencimentos de servidores da União, mas também para os dos Estados — no caso das contas do Tesouro gaúcho, o impacto é fulminante — e dos municípios.

Desvincular os subsídios do STF de demais cargos públicos, como chegou a defender o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode reduzir o impacto financeiro, mas não o político. Um governo determinado a aprovar um teto rígido para o orçamento, com impacto em áreas como saúde e educação, além de medidas de impacto nas aposentadorias, passaria no mínimo um sinal preocupante ao consentir com reajustes para categorias que hoje já se incluem entre as de melhor remuneração.


Nenhum comentário: