terça-feira, julho 19, 2016

Haddad sofre com desgaste, mas ainda depende do PT - BERNARDO MELLO FRANCO

FOLHA DE SP - 19/07

BRASÍLIA - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi eleito graças ao apoio de Lula e do PT. Quatro anos depois, os trunfos de 2012 se tornaram as principais ameaças à sua reeleição. Este é o discurso de aliados próximos ao petista, que tentará o segundo mandato em outubro.

A nova pesquisa Datafolha mostra Haddad num constrangedor quarto lugar, com apenas 8% das intenções de voto. Sua rejeição é arrasadora: 45% dos eleitores dizem que não votarão nele de jeito nenhum.

Conselheiros do prefeito atribuem o resultado desastroso ao clima político da cidade, que concentrou as maiores manifestações a favor do impeachment. "O Haddad carrega três elefantes nas costas: Lula, Dilma e o PT", diz um secretário municipal.

Alguns números dão suporte a esta interpretação. Em julho de 2012, o PT tinha a simpatia de 26% dos paulistanos. Agora a preferência pela sigla resume-se a módicos 11%.

A derrocada petista é um peso considerável, mas não parece ser o único fardo de Haddad. De acordo com a pesquisa, 48% consideram sua gestão ruim ou péssima. O paulistano elogia vitrines como a ampliação das ciclovias, mas reclama da área social. Para 79%, o prefeito fez menos que o esperado na saúde.

O Datafolha mostra Celso Russomanno (PRB) isolado na liderança, com 25% das intenções de voto. Atrás dele aparecem ex-petistas que já governaram a cidade: Marta Suplicy (PMDB) e Luiza Erundina (PSOL).

Haddad só chegará ao segundo turno se avançar no eleitorado das duas, especialmente na periferia e entre os mais pobres. Para isso, ele terá que reconquistar a base petista e apresentar as ex-aliadas como desertoras. Querendo ou não, o prefeito continua a depender dos elefantes.

---
Um diretor da Fiesp detém o título de maior devedor da União, com um papagaio de R$ 6,9 bilhões. O Brasil é o país em que os donos do pato se recusam a pagar o pato.

Um comentário:

Anônimo disse...

O colunista não consegue esconder sua natureza petista. O Haddad travou a cidade com ciclofaixas que ninguém usa (ninguém é louco para andar de bicileta na cidade), faixas de ónibus onde não deveria ter, semáforos ajustados propositalmente para travar o trânsito. São Paulo virou a cidade das ruas remendadas, cheio de lombadinhas com enormes prejuizos para os motoristas. Centenas de comércios fecharam as portas porque de um dia para outro uam faixa de ónibus ou uma ciclofaixa foi demarcada na frente dos projetos de toda uma vida. Insudstrias e escritórios foram para outras cidades. As perdas econômicas são incalculáveis. Aumentou a poluição; pessoas vão para fora para "respirar" e tentar aliviar seus problemas respiratórios. Quem não pode... que seja o que Deus quiser. A cidade de São Paulo sofreu da pior epidemia de dengue da história. A prefeitura do HADDAD simplesmente não fez nada. Ao contrário, ao invés de combater o dengue, torrou milhões para pintar ciclofaixas.
"Conselheiros do prefeito atribuem o resultado desastroso ao clima político da cidade, que concentrou as maiores manifestações a favor do impeachment". Hilário!
Só mesmo um petista para defender esse monstruo.