sábado, abril 09, 2016

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

NOVAS PROVAS FIZERAM JANOT VOLTAR-SE CONTRA LULA
Novos fatos e provas recolhidos pela Lava Jato fizeram o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, firmar a convicção de que Lula e Dilma protagonizaram uma trama para obstruir a Justiça e tumultuar as investigações, a fim de impedir o juiz Sérgio Moro de adotar medidas coercitivas contra o ex-presidente. As novas provas foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal por ordem do ministro Teori Zavascki.

FICA PEIXE...
A situação de Lula, o investigado, piorou tanto que ele pediu à PGR para manter seu depoimento de quinta (7) sob sigilo. Foi atendido.

RAZÃO DO SIGILO
De tão graves, as novas provas contra Lula, que incluiriam até vídeo, podem impactar na votação do impeachment de Dilma.

DILMA NA RODA
Em seu parecer, Janot sugere possível abertura de investigação contra a própria presidente Dilma, por crime de obstrução à Justiça.

SALVO-CONDUTO FAJUTO
Janot se convenceu de vez que o “termo de posse” enviado por Dilma a Lula era “salvo-conduto” contra eventual mandado do juiz Sérgio Moro.

INSEGURA NO CARGO, DILMA CANCELA VISITA À GRÉCIA

Sem saber se ainda será presidente, Dilma cancelou sua ida a Olímpia, na Grécia, para a cerimônia de “acendimento da tocha olímpica”, no dia 21. O Planalto nega o cancelamento, alegando que a viagem não foi confirmada, mas esta coluna apurou que viajou para Atenas o “escalão precursor”, assessores e seguranças que planejam a visita nos mínimos detalhes. Sem visita confirmada, não há escalão precursor.

BAIXOU O NÍVEL
O ministro dos Esportes, Ricardo Leyser, será o Brasil na cerimônia de Olímpia. Em diplomacia, chamam isso de “downgrade de missão”.

SEM GARANTIAS
Dilma também não sabe se vai receber a tocha, que chega a Brasília no início de maio, para “tour” de 100 dias antes do início dos Jogos.

SEMÂNTICA
O cerimonial prevê que Dilma desça a rampa do Planalto e receba a tocha, mas ela resiste. No fundo, porque não sabe se estará no cargo.

NA MOITA
Apesar de apoiar o impeachment de Dilma, o relator do processo na comissão e líder do PTB, Jovair Arantes (GO), recomendou que o presidente da Conab, indicado pelo seu partido, “fique caladinho”. A ideia do PTB é: “vai ver Dilma esquece e ele fica no cargo...”

STÉDILE SOB INVESTIGAÇÃO
A 5ª Câmara do Ministério Público analisará pagamentos do governo federal ao líder porralouca do MST, João Pedro Stédile. Esta coluna revelou que ele recebeu dinheiro público ao menos 24 vezes.

TIRO DE MISERICÓRDIA
“O Janot acabou de matar o governo”, afirma o deputado Danilo Fortes (PSB-CE), sobre a mudança de opinião do procurador Rodrigo Janot sobre a nomeação de Lula para a Casa Civil.

NÃO É BEM ASSIM
Líder do PMDB na Câmara, o deputado Leonardo Picciani nega que tenha oferecido apoio de 20 deputados contra o impeachment em troca de ministério. Mas não é o que afirmam pessoas próximas a ele.

NA REDE
Deputados favoráveis ao impeachment ganham apoio nas redes sociais. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) ganhou 1000 novos seguidores por apoiar o impedimento de Dilma.

MOSTRANDO A CARA
O PT está incomodado com a ideia de divulgação de quem é contra o impeachment. Na Câmara, o líder do PT, Afonso Florence (PT), disse que divulgará os defensores do processo. Virou motivo de deboche.

OPERAÇÃO TULIPÃO
“Vamos derrotar a operação Tulipão”, afirma Carlos Marun (PMDB-MS), em referência ao bunker montado no hotel Royal Tulip pelo ex-presidente Lula para comprar apoio de deputados.

LOROTA DO GOVERNO
O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) ficou sem reação quando ruralistas mostraram dados sobre o plantio no país: só 8% das terras são usados para plantio. E Dilma não prioriza a reforma agrária.

PENSANDO BEM...
... feliz é Joaquim Levy, que escapou do navio afundando, está no bem-bom de Washington, e seu algoz e sucessor é quem vai pagar o pato.

Nenhum comentário: