quinta-feira, outubro 29, 2015

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

DELAÇÃO DE MARCONDES DESESPERA A FAMÍLIA LULA
A aposta de setores do Ministério Público Federal é ao mesmo tempo o motivo de desespero e de noites mal dormidas na família Lula da Silva: Mauro Marcondes Machado, lobista acusado de comprar medidas provisórias durante o governo Lula para beneficiar o setor automotivo, abalado com a prisão, sinaliza um acordo de delação premiada. Ele foi quem fez depósitos milionários na conta do filho do ex-presidente.

ELE QUER LIVRAR A MULHER
Mauro Marcondes Machado ficou bem abalado com a prisão da sua mulher, Cristina, e está disposto a qualquer coisa para tirá-la da cadeia.

TREM PAGADOR
Donos da Marcondes & Mautoni, Mauro e Cristina fizeram pagamentos a Luiz Cláudio Lula da Silva após comprar MPs do governo do pai dele.

SOBROU PARA ELA
O lobista é quem tocava os negócios da Marcondes & Mautoni, mas a sociedade formal torna Cristina Mautoni co-responsável pelos malfeitos

FAMÍLIA FRAGILIZA O PRESO
A delação de Paulo Roberto Costa, que explodiu o petrolão, foi movida pelo seu desejo de livrar a mulher, filhas e genros de condenações.

CPI VAI MEXER NA CAIXA PRETA DAS DEMARCAÇÕES
A Câmara resolveu criar a CPI proposta pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) para investigar fraudes em demarcações de áreas indígenas e quilombolas, pela Funai e Incra. É uma antiga reivindicação de milhares de famílias expulsas de suas terras em demarcações suspeitas, determinadas por ONGs, a maioria estrangeiras. É uma resposta à pressão dessas entidades contra a aprovação da PEC 215.

CRIME DE LESA-PÁTRIA
ONGs são acusadas de defender os próprios interesses, tomando dinheiro dos índios nas indenizações ou explorando a biopirataria.

AÇÃO DAS ONGS
ONGs mandam, Funai demarca e os índios que se virem. Enquanto suas riquezas são surrupiadas, passam fome e se tornam alcoólatras.

BANCADA DO HOLOFOTE
Deputados contra a transferência da demarcação para o Congresso, curiosamente, são de estados sem indígenas. Ou sem conflitos.

REGULAMENTAÇÃO NACIONAL
Relator do caso, o senador Antônio Reguffe (PDT-DF) transformou seu parecer em substitutivo ao projeto do colega Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que será apresentado nesta quinta (29), regulamentando o Uber.

CAMINHOS OPOSTOS
Rose de Freitas (PMDB-ES) tenta viabilizar candidatura à presidência do Senado. Mas Renan Calheiros (PMDB-AL) não parece inclinado a apoiá-la. Ele prefere ser substituído por Romero Jucá (PMDB-RR).


CIÚMES DE LÍDER
Deputados tucanos dizem que o líder da bancada, Carlos Sampaio (SP), fica enciumado quando eles aparecem na mídia, chegando a cobrar “divisão do espaço”. Até em tom de ameaça, afirmam.

SANGUE AZUL
O deputado Jean Willys (PSOL-RJ) parece candidato a líder da aristocracia na Câmara. Ao ser vaiado por ativistas auto-algemados, que pedem impeachment de Dilma, ele os chamou de “gentalha”.

RENÚNCIA INSPIRADORA
Com 80% do povo querendo vê-la pelas costas, e só 8% de aprovação, certamente passa pela cabeça de Dilma repetir o gesto histórico de Getúlio Vargas, que completa 70 anos nesta quinta (29): a renúncia.


CONTRATO NEBULOSO
A deputada Eliziane Gama (Rede-MA) pediu atuação da Comissão de Fiscalização no contrato da Kroll com a Câmara para prestar serviços à CPI da Petrobras: “Esse contrato com a Kroll sempre foi nebuloso”.

GANHANDO APOIO
Aliado do ex-presidente Lula, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) avalia que Eduardo Cunha continuará na presidência da Câmara, “exceto se houver uma ação do Ministério Público para tirá-lo”.

PRESSÃO MAIOR
O tucano Bruno Araújo (PE) não acredita no retorno da CPMF, mesmo com a pressão de prefeitos e governadores. “Tem algo que pressiona mais que prefeito: o eleitor”, avalia. A população é contra o tributo.

PENSANDO BEM...
...do jeito que se enrolaram em escândalos, parece que petistas estão mais interessados em pegar dinheiro público do que “pegar em armas”.

Nenhum comentário: