quinta-feira, outubro 16, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A primeira coisa para sair do buraco é tirar o PT do governo”
Aécio Neves (PSDB), candidato a presidente, que, segundo o Datafolha, lidera a corrida


EX-DIRETOR DELATA EX-MINISTRO DO GOVERNO DILMA

Ex-ministro da Integração de Dilma e senador eleito, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi citado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, sob delação premiada. Ele relatou que em 2010 o doleiro Alberto Youssef recebeu de Bezerra, então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, pedido de doação para a reeleição do governador Eduardo Campos. E R$ 20 milhões teriam sido doados pelo Consórcio Ipojuca Interligações (CII), contratado da Petrobras na refinaria Abreu e Lima.

CRÉDITO APROVADO

Paulo Roberto Costa afirmou que, consultado por Youssef, aprovou a doação. Até o fechamento desta edição, Bezerra não respondeu às ligações da coluna.

SUPERFATURAMENTO

O TCU estima que o consórcio CII, das empreiteiras Iesa e Queiroz Galvão, pode ter superfaturado R$ 316,9 milhões em Abreu e Lima.

NÃO CHEGOU

Hoje presidente do PSB, Carlos Siqueira ignora a suposta doação e diz que a campanha de Eduardo – que não custou tanto – jamais a recebeu.

RESPOSTA PADRÃO

A Queiroz Galvão informou por assessores que “todas as doações realizadas pela empresa seguem rigorosamente a legislação eleitoral”.

CUBA INFILTROU MILITARES NO MAIS MÉDICOS

Informe reservado “Mensagem Direta de Inteligência” (MDI) ao ministro Celso Amorim (Defesa) atestou que a ditadura cubana infiltrou militares no programa Mais Médicos. A descoberta foi da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera, do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, que recebe gente do Mais Médicos. Ouvido, um suspeito confessou ser capitão do Exército cubano, e que não está sozinho. Amorim nada fez.

PINTA DE MILICO

Militares brasileiros desconfiaram do “médico” por seus hábitos de caserna (cama sempre arrumada, por exemplo). Era o capitão cubano.

CONVOCAÇÃO

A infiltração de militares no Mais Médicos repercutiu na Câmara. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) quer convocar Amorim a se explicar.

CÓPIA AUTÊNTICA

Bolsonaro avisa que não adianta Celso Amorim negar a existência do informe reservado que lhe foi enviado: ele obteve cópia do documento.

ASSALTO FINAL

O PT ambiciona cargos DAS no Itamaraty desde o início da era Lula, em 2003, quando uma comissão do partido descobriu, desolada, que a Lei do Serviço Exterior os tornou privativos de servidores concursados. Mas a revogação da regra já está pronta na Casa Civil da Presidência.

MADAME ESTÁ NERVOSA

O barulho de pratos quebrados, no Palácio Alvorada, nada tem com a eventual predileção da inquilina por comida grega. Foram ataques de fúria mesmo. Sobrou até para o pessoal da cozinha.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Apesar de já dar como certa a desfiliação de Marina Silva, dirigentes do PSB acham que ela terá enorme dificuldade para criar a Rede Sustentabilidade sem fundo partidário, nem tempo de TV.

PMDB DO B

Gilberto Kassab (PSD) aguarda para saber quem será presidente para agir. Se Dilma for reeleita, espera virar ministro das Cidades. Se der Aécio, vai recriar o Partido Liberal, para “ajudar na governabilidade”.

RITMO DE DESPEDIDA

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), derrotados na reeleição, aproveitam os últimos instantes de tribuna. Discursaram à vontade ontem para um plenário esvaziado.

ENCALHANDO

O PT tem dificuldades para distribuir o material de campanha nas ruas de Brasília. Poucos aceitam adesivos de Dilma, oferecidos a granel. No DF, pelo Ibope, Aécio venceria hoje por 69% x 31% dos votos válidos.

LINHA DE FRENTE

Em reunião ontem, Júlio Delgado (MG) foi cumprimentado como líder por colegas do PSB. Ele é cotado para liderar a bancada se Dilma Rousseff for reeleita. E para disputar o comando da Câmara, se Aécio Neves vencer.

TUDO OU NADA

Presidente do Solidariedade no Ceará, Genecias Noronha acredita que a votação de Aécio Neves vai crescer muito no segundo turno no estado: “Muitos ficaram quietos no primeiro turno com medo de perder votos” .

PENSANDO BEM…

…se um “mentirômetro” fosse instalado no debate da Band, terça-feira, acabaria danificado por excesso de trabalho.


PODER SEM PUDOR

ACORDO SALVADOR

O vereador Totó Bezerra, de Teresina (PI), fotógrafo, certa vez recebeu em sua loja - vizinha a um banco - a visita do deputado João Clímaco. De repente, chegou um eleitor e pediu dinheiro emprestado ao vereador. Clímaco meteu o bedelho para livrar o amigo do constrangimento:

- Você está vendo o banco aqui do lado? - perguntou ao eleitor - Pois o Totó não pode emprestar dinheiro a você porque tem um acordo com o banco. Nem ele empresta dinheiro, nem o banco tira retrato.

Nenhum comentário: