sexta-feira, agosto 08, 2014

Argentina, novas 'relações carnais' - MARCOS TROYJO

FOLHA DE SP - 08/08


Cenário de parcas opções agravado pela crise dos abutres leva elite argentina a abraçar nova promessa


A força arregimentada por Bush pai na 1ª Guerra do Golfo contou com reforço simbólico. Nove anos após o traumático conflito nas Malvinas e o estranhamento com potências ocidentais, a Argentina remetia uma fragata ao esforço de constranger o apetite de Saddam Hussein por sua vizinhança.

Com o gesto, Buenos Aires alinhava-se a Washington em "relações carnais". Mediante uma economia dolarizada, a Argentina sintonizara-se à banca multilateral e a Wall Street. Nada disso impediu o esfacelamento do peso em 2001 e o subsequente calote. Envenenou-se o entusiasmo pela Alca. Desmoronou o "realismo periférico".

O olhar estratégico argentino orientou-se então ao Brasil. Já se jogara pá de cal sobre velhos antagonismos geopolíticos com a renúncia conjunta nos anos 90 ao desenvolvimento de armas nucleares. Trocas comerciais sob o guarda-chuva do Mercosul se expandiam. No Brasil de Lula, o novo antiamericanismo argentino tinha muro de arrimo.

No crescente intercâmbio entre os dois grandes do Cone Sul, a escala da economia brasileira sombreou a do vizinho. Todo o "hype" em torno dos Brics e da "brasilmania" fez brotar sentimento dúbio nos círculos decisórios argentinos. Dor de cotovelo pela condição coadjuvante na América do Sul. Reconforto na certeza de que, atrelada à reluzente estrela econômica do Brasil, o país arremeteria.

Nessa luz, compreende-se toda ciclotímica afirmação da "individualidade" argentina.

Discursos sobre os benefícios da integração, mas catimba na liberalização multissetorial do comércio com o Brasil e nas negociações Mercosul-União Europeia.

A "brasildependência" converteu-se num pesadelo em Buenos Aires. Comércio bilateral declinante. Diminuição do influxo de investimentos produtivos. Certeza de não contar com o vizinho num quadro de liquidez escassa. Daí, a percepção de que os reflexos do subdesempenho econômico brasileiro dos últimos quatro anos são mais fortes na Argentina do que os efeitos do marasmo argentino sobre o Brasil.

Esse cenário de parcas opções --agravado pela crise dos abutres-- leva a elite argentina a abraçar nova promessa de "relações carnais". Dessa vez, o parceiro é a China.

Pequim e Buenos Aires agora mantêm acordo para a operação de troca (currency swap) de US$ 11 bilhões entre seus bancos centrais. Disso emerge um "curralito comercial". A Argentina pode pagar importações chinesas em yuan.

A China rapidamente tornou-se o segundo maior parceiro comercial argentino.

O Banco de Desenvolvimento da China está injetando US$ 8 bilhões em hidrelétricas e na rede ferroviária. Os chineses entram com tudo na reserva de Vaca Muerta, na Patagônia, onde supostamente encontram-se os maiores depósitos não-convencionais de petróleo e gás do planeta --em que muitos enxergam o "último trem argentino rumo à prosperidade".

Com os EUA desinteressados e demonizados e o Brasil envolto em seus próprios dilemas, a Argentina é cada vez mais atraída ao campo gravitacional chinês.

Nenhum comentário: