domingo, julho 06, 2014

Diagnóstico errado - RENATO ANDRADE

FOLHA DE SP - 06/07

BRASÍLIA - Ninguém no Palácio do Planalto ou na equipe de campanha da presidente Dilma Rousseff está disposto a assumir publicamente que a situação da economia brasileira está em franca deterioração.

Nos bastidores, porém, alguns assessores presidenciais reconhecem, há tempos, que a situação preocupa.

Um olhada rápida em números divulgados nas últimas semanas ajuda a entender um pouco o quadro.

A produção da indústria acumula três meses de queda seguida e o emprego começa a perder fôlego. Tivemos o pior maio dos últimos 22 anos.

A parada das fábricas reflete diretamente no ritmo de crescimento de toda a economia, que se arrasta.

Especialistas estimam que, na melhor das hipóteses, o país crescerá neste ano pouco mais de 1%.

E se a economia não cresce, o volume de dinheiro que entra nos cofres públicos diminui. A arrecadação federal de impostos caiu em maio --o primeiro tombo do ano.

Como o governo não consegue --ou não está disposto-- a reduzir seus gastos, o resultado final é desastroso para as contas públicas.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o governo federal, os Estados e os municípios conseguiram economizar pouco mais de R$ 30 bilhões para reduzir a dívida pública.

O compromisso do ano é salvar R$ 99 bilhões. Difícil imaginar que a meta será alcançada sem os truques aplicados nos dois últimos anos.

Há tempos, empresários, economistas e especialistas reclamam da falta de rumo da política econômica.

A equipe do ministro Guido Mantega, entretanto, insiste que não há nada de errado com o caminho escolhido. Seguindo a cartilha em uso, tudo será resolvido no futuro.

Recomendo aos que pensam a economia dentro do governo a leitura da entrevista que o ministro Gilberto Carvalho deu a esta Folha.

Sem um bom diagnóstico da situação, não há como receitar um bom remédio para resolver os problemas.

Nenhum comentário: