sexta-feira, maio 23, 2014

Crime desorganizado - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 23/05

O avanço das UPPs reduz, aos poucos, a força das facções criminosas. Hoje, o sistema prisional do Rio tem 37 mil internos, e 15 mil deles, ou 40,5% do total, declaram não pertencer a facção alguma.
Há quatro anos, por exemplo, cinco unidades prisionais recebiam membros da ADA. Agora, são duas. E havia seis para os do Terceiro Comando. Hoje, eles cabem em três.

COMO SE SABE...
A separação por facção de bandidos presos é feita para evitar acerto de contas na cadeia.

GALEÃO NA COPA
De gente do ramo. Só 54% das obras do Terminal 1 do Galeão para a Copa serão executadas até o Mundial. No Terminal 2, o número é pouco maior: 61%.
O aeroporto tem ainda problemas de ventilação.

MALDADE
Dilma proibiu seus ministros de entrar de férias durante a Copa.

LIBEROU GERAL
O MinC autorizou o Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design a captar R$ 3.852.960 pela Lei Rouanet para investir na Babilônia Feira Hype. A ministra Marta Suplicy tem defendido recursos da Cultura para o setor da moda.

O PAÍS DA BUNDA
Às vésperas da Copa no Brasil, a nova edição da revista Fabulous, do jornalão inglês The Sun, estampou em sua capa a foto de um bumbum em um biquíni com a bandeira brasileira.
Já a mãe do editor da revista é... deixa pra lá.

AMOR E ÓDIO PELA MÍDIA
Dunga recusou o convite da Fifa para integrar o Grupo de Estudos Técnicos (TSG) que, durante a Copa, analisará as novas tendências do futebol.
É que o técnico, que na Copa de 2006 trabalhou para a TV Band e, recentemente, na Rádio Gaúcha, será comentarista numa TV mexicana.

ALÔ, SUSANA WERNER!
De Roger Flores para a Glamour de junho sobre o jogador mais boa-pinta da seleção: “O Júlio César, que é um irmão pra mim! Ele tem um porte físico legal, se impõe e é um dos líderes da seleção. Homem não precisa ser tão bonito, mas tem que saber se portar”.
Coisa de pele.

DONA DO ESFÉRICO
O Clermont-Foot, pequeno clube da segundona francesa, nunca recebeu tantos jornalistas para uma conferência de imprensa como ontem.
Mais de uma centena de repórteres de jornais de toda a Europa se comprimiram no salão para a apresentação de Helena Costa, a portuguesa que entra para a História como a primeira mulher a dirigir uma equipe profissional de futebol masculino no Velho Mundo.

FULECO ENTRA EM CAMPO
A Riotur vai pôr um boneco do Fuleco, mascote da Copa, ao lado dos 14 postos de informações turísticas durante a Copa. Ele traz na mão uma bola com o “i” de informação!
Já a Coca-Cola, que, em parceria com a Fifa, treinou 840 catadores que farão coleta nos estádios, vai usar o Fuleco como garoto-propaganda em uma campanha educativa sobre o lixo.

ESTADO LAICO
Teresa Bergher vai encaminhar representação ao Ministério Público do RJ contra o prefeito Eduardo Paes porque a prefeitura liberou R$ 2,5 milhões para o evento Marcha para Jesus, liderado pelo pastor Silas Malafaia, dia 31 agora.
Para a vereadora, “o Estado é laico, e o evento é religioso, além de não trazer qualquer benefício para a população”.

VIVA PILAR!
A filhinha de Vanessa Lóes e Thiago Lacerda que nasceu sexta passada recebeu o nome de Pilar.
A miúda foi registrada ontem. O casal tem outros dois filhos: Gael e Cora.

POXA, CAROLINA
Carolina Ferraz furou, quarta passada, a fila de prioridades no embarque de um voo das 16h, da Air France, para Paris.

NO MAIS
O time da Marta, o Tyresö, da Suécia, perdeu ontem para o Wolfsburg, da Alemanha, a final feminina da Liga dos Campeões da Europa.
Pelo clube sueco, jogou a espanhola Verônica Boquete, que tem esse nome porque... não sei, mas não deve ser o que você está pensando.

Ponto Final
É como disse, certa vez, Charles de Gaulle (1890-1970): “La France n’est pas un pays serieux.” Com todo o respeito.

Nenhum comentário: