segunda-feira, maio 26, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

MEDO DE CASSAR MEDALHA CUSTARÁ CARO A GENERAL

O comandante do Exército, general Enzo Peri, está sujeito a ação penal pelos crimes de responsabilidade e prevaricação por não cassar a Medalha do Pacificador concedida ao mensaleiro e ex-deputado José Genoino (PT-SP), segundo especialistas consultados pela coluna. Pelo Decreto 4.207 de 2002, o general é obrigado a cassar a medalha ex officio quando o agraciado, como Genoino, é condenado por corrupção.


MEDO

Exército, Ministério da Defesa e Ministério Público Federal fazem jogo de empurra. Todos parecem temer uma posição sobre o caso Genoino.


DEBAIXO DA CAMA

Esta coluna aguarda há meses explicação sobre o caso Genoino, pedida ao gabinete de Enzo Peri por meio do coronel Amauri Silvestre.


NÃO É SÓ MILITAR

Juristas consultados são taxativos: a ação contra Peri não é exclusiva ao âmbito militar. Pode ser acionado na Justiça Federal, por exemplo.


QUE PROBLEMA?

Genoino foi condenado em 2012 pelo Supremo Tribunal Federal, no caso do mensalão. Há quase dois anos, Peri ignora o problema.


GRAMPO LEGAL FEZ PF FLAGRAR DESTRUIÇÃO DE PROVAS

Quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava Jato, havia contra o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa apenas mandado de “condução coercitiva” para depor. Mas, ao concluir seu depoimento, ele teria ligado a familiares (filhas, genros) para fazerem uma “limpeza” em seu escritório. Como o telefone era monitorado, a PF fez o flagrante da destruição de provas e obstrução da Justiça, e sua prisão foi decretada.


CANA DURA

Além do que o processo da Lava Jato dita, Paulo Roberto Costa e familiares respondem agora por obstrução da Justiça. Isso dá cadeia.


PRIVILÉGIO

Único dos presos sob a grave acusação de tentativa de destruição de provas, Paulo Roberto Costa foi o único a ser solto pelo Supremo.


ALÍVIO GERAL

A permanência de Paulo Roberto Costa na prisão, e sob pressão para abrir o jogo, tirou o sono de figurões da política e do meio empresarial.


INÉDITA NOMEAÇÃO

Apesar de ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União e responder a ação civil pública na Justiça do Ceará, o presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, foi nomeado interventor do Sesc-RJ pelo eterno presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos.


‘PRÊMIO’ BÍBLICO

A Operação Ararath, da Polícia Federal, foi batizada em homenagem ao monte na Turquia, onde – de acordo com livro de Gênesis – estaria a Arca de Noé; uma espécie de “loteria” de proporções bíblicas.


QUEM TEM AMIGO…

À beira do Conselho de Ética pela enrolada amizade com o doleiro Alberto Youssef, o deputado André Vargas (ex-PT-PR) não poupa verba: contratou mais um secretário comissionado para seu gabinete.


MUITO ESTRANHO

Servidores do IBGE em dez estados decretam greve a partir de hoje. A crise no instituto ocorre desde abril, quando a presidência do órgão tentou suspender nova metodologia de pesquisa. Grevistas apontam, em ano eleitoral, que a taxa de desemprego é maior que o divulgado.


ÚLTIMO CAPÍTULO

Portaria de Joaquim Barbosa (STF), presidente do Conselho Nacional de Justiça, pôs um ponto final no currículo dos políticos presos do mensalão: estão inelegíveis Genoino, Valdemar e Roberto Jefferson.


SOBRA PARA TODOS

Novo pânico no submundo da corrupção: áudios de conversas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, com empresários e políticos, em animadas negociatas, podem ter vazado da operação Lava Jato.


LULA PHELPS

Internautas já começaram a cobrar “alongamento” do ex-presidente Lula. Ele prometeu, em 2010, que voltaria “a nado” da África do Sul se o Brasil não estivesse pronto para a Copa do Mundo de 2014.


ESCALAÇÃO

Foi de Copa a conversa do líder Vicentinho (PT-SP) com os colegas de CPI da Petrobras: “No ataque, Sibá Machado. Goleiro, Marco Maia, retaguarda, Arlindo Chinaglia; na defesa, Iriny Lopes”. Pano rápido.


PULANDO FOGUEIRA

O ministro Teori Zavascki estragou o São João do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que dançará a quadrilha sozinho.

Nenhum comentário: