sábado, março 08, 2014

Terreno fértil - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 08/03


Os socialistas não estão brincando em serviço quando organizam a agenda de seu pré-candidato a presidente, Eduardo Campos. Na segunda-feira, a palestra na Associação Comercial de São Paulo casará direitinho com a divulgação do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio, Icec, de fevereiro. A queda foi de 2,8% em relação a janeiro. É o menor índice do período, se comparado com os anos anteriores. Ou seja, é uma área promissora para exercitar o discurso de oposição como um todo.

Não por acaso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem feito viagens ao interior do estado e, em breve, terá uma maratona de compromissos na capital. Ambos vão tentar surfar um pouco nesse período pós-carnaval em que o país volta das férias para pagar as contas e impostos. É a hora de os oposicionistas aproveitarem o embalo dos índices de insatisfação com a economia. E no Sudeste, que reúne praticamente 50% do eleitorado nacional, esse discurso parece pegar.

Questão de motor
Convidado a ocupar o Ministério do Turismo, o senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) está cada vez mais sem graça perante seus colegas de legenda. É que se sente muito mal em ocupar um cargo que a bancada da Câmara faz questão de manter. Para completar, os paraibanos do PMDB veem a área de turismo como uma bicicletinha, enquanto o adversário deles, o ministro Aguinaldo Ribeiro, do PP, pilota o Ministério das Cidades, a que os políticos comparam a uma Ferrari.

Mais do mesmo
Os peemedebistas não têm muita expectativa em relação ao encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer, amanhã. Calculam que ela dirá que Temer deve resolver os problemas de seu partido sem dar os instrumentos para que ele possa fazer isso, ou seja, ministérios e palanques nos estados.

Definições em curso
Enquanto Dilma se reúne com o PMDB, o PPS de Pernambuco reúne seu diretório estadual para decidir acompanhar o resto do partido no apoio a Paulo Câmara, do PSB, para governador.

Empacou geral
Enquanto em alguns estados a construção dos palanques flui rapidamente, em São Paulo continua tudo travado. O PSB vai usar todo o período regulamentar, ou seja, o mês de março, para avaliar se fecha com Geraldo Alckmin. E o PT não consegue encontrar o tal “vice amplo” no meio empresarial para fazer parceria com Alexandre Padilha.

O consultor/ Dia sim, dia não, o senador Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto) trocam impressões sobre a pré-campanha. O ex-presidente está cada vez mais engajado e disposto a fazer o debate com Lula, deixando Dilma para debater diretamente com Aécio.

Enquanto isso, no PT…/ Os lulistas mais emperdenidos jogaram a toalha esta semana, depois da reunião em torno da pré-campanha de Dilma Rousseff. “Agora, temos que nos acostumar com o jeitão dela, que é diferente mesmo, e esquecer o movimento ‘Volta, Lula’ para este ano”, comentou um deles, em conversa reservada.

Cronômetro/ Os políticos que estão naquela fase de não ter o que conversar — leia-se: adversários eleitorais — deram um jeito de não ficar frente a frente no velório do deputado Sérgio Guerra. Quando chegou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a maioria dos tucanos já tinha saído, inclusive Aécio Neves e José Serra. Tasso Jereissati, entretanto, ligadíssimo a Guerra, ficou até o final, em tempo de encontrar o ministro.

Moral da história/ “A presença maciça de políticos dos mais variados partidos demonstra o apreço que ele tinha e a capacidade de diálogo que exerceu Sérgio Guerra exerceu em sua carreira política”, lembra o deputado Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco.

Às leitoras/ Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário: