quinta-feira, março 06, 2014

Mais um capítulo da crise - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 06/03

Daqui a uma semana, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar o projeto que altera o indexador da dívida de estados e municípios. Originalmente, apoiado pelo Planalto, a ideia foi abortada pelo próprio Executivo Federal para não passar a imagem de irresponsabilidade fiscal.
Na semana passada, o ministro Aloizio Mercadante pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB -AM) e do PMDB, Eunício Oliveira (CE), que adiassem a análise do projeto, pois as agências de rating estarão no país para avaliar a saúde
financeira do país.
Mas a CCJ é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o ex-quase-futuro ministro de Dilma. E, além do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também pressionam para aprovar o projeto o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A pressão será grande.

Uma coisa…
O PT sabe que terá dificuldades na campanha ao governo estadual em São Paulo. A luta, por enquanto, é levar a disputa para o segundo turno, algo que não acontece desde 2002, quando o mesmo Geraldo Alckmin derrotou Jose Genoino.

…de cada vez
Para isso, mesmo que Alexandre Padilha atinja os 30% de votos válidos que o PT tradicionalmente conquista, é preciso que haja outras candidaturas competitivas para drenar votos do PSDB. E elas seriam, pela ordem, Paulo Skaff (PMDB) e um nome apoiado pelo PSB/Rede.

Piloto automático
O PT também reconhece que enfrentará uma batalha no interior. “São Paulo talvez seja o estado em que a influência do governo seja menos perceptível. O paulista tradicional pede apenas que o governador não atrapalhe os negócios dele”, resumiu o presidente da Associação Brasileira dos Municípios, Eduardo Tadeu Pereira.

www.vaquinha.com
A Secretaria de Organização do PT distribuiu um e-mail ontem afirmando que os filiados e filiadas inadimplentes que não quitarem suas dívidas com o partido não poderão concorrer a nenhum cargo Executivo ou Legislativo.

Charminho
Novo cotado para assumir o Ministério do Turismo, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que há seis meses está para ser chamado ao Executivo, e a nomeação nunca chega, admite que pode não aceitar a nova pasta que está sendo oferecida. A desculpa é que não quer comprar brigar com o PMDB na Câmara, que indicou o atual titular, Gastão Vieira (MA).

Samba…./ O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto) aproveitou o carnaval de domingo na Marquês de Sapucaí ao lado da nova esposa Patrícia Kundrát e o filho Paulo Henrique. Até arriscou uns passinhos de samba no pé. Quem viu, garante que ele dança melhor que o filho.

…do grande amor/ Mangueirense de coração, FHC não deu sorte à escola, que ficou apenas em 8º lugar na classificação geral. Mas Patrícia gostou do que viu, principalmente porque, segundo ela, a escola “trouxe à tona os protestos de junho”.

Longa data/ FHC e Patrícia começaram a namorar há cerca de dois anos, mas quem conhece a musa do tucano afirma que o “F” que ela tatuou no braço foi feito antes desta data, quando ela ainda era apenas secretária no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Nenhum comentário: