sexta-feira, março 07, 2014

Hora de partir para o abraço - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 07/03

O PT quer a presidente Dilma mais próxima das pessoas nas viagens que está fazendo pelo país. O partido avalia que ela fica muito distante, no alto dos palanques, e que precisa romper com essa blindagem. Sugere que é hora de partir, literalmente, para o abraço. Mas o tema é sensível no Planalto porque, depois dos protestos de junho, esta aproximação pode ser um risco à segurança.

Santa burocracia
Prefeitos de todo o país estarão em Brasília dias 18 e 19 para tentar destravar projetos em parceria com o governo. A principal queixa é a burocracia para fechar convênios com repasses da União. A presidente Dilma é esperada no encontro da Associação Brasileira de Municípios. Além do apelo pela desburocratização, os prefeitos vão discutir com os ministros problemas e demandas decorrentes do programa Mais Médicos; a elaboração dos planos municipais de cultura; e os prazos para elaboração de projetos de saneamento, resíduos sólidos e logística reversa. Os municípios estão com muita dificuldade em cumprir o cronograma estabelecido.


“O Congresso não decide nada. Levamos oito anos para tomar uma decisão tão óbvia” 
Ricardo Ferraço
Senador (PMDB-ES), sobre projeto que dormia há quase uma década no Senado permitindo a incineração imediata de drogas apreendidas pela polícia

De olho em 2015
Beto Vasconcelos, que foi secretário executivo da Casa Civil, negocia a volta ao governo, agora como chefe de gabinete da presidente Dilma. Em eventual reeleição, a expectativa é que ele assuma a Advocacia Geral da União.

Vai dar samba?
Filiado ao PSDB, o carnavalesco Paulo Barros pode concorrer a deputado estadual ou federal. Ele vem sendo cortejado pelos tucanos desde 2010. O deputado Otavio Leite (PSDBRJ) está empenhado na tarefa. O tricampeão pela Unidos da Tijuca disse que gostaria de trabalhar pela qualificação de mão de obra e profissionalização do carnaval.

Um a menos
Aliado de Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, o PP lançou a vereadora Michele Collins ao governo, incomodado por ter sido preterido na chapa majoritária, formada por PSB e PMDB. O PP queria indicar o nome ao Senado.

Ranking do estresse
A área de Segurança do governo está preocupada com as delegações de três países durante a realização da Copa do Mundo:
Estados Unidos, Irã e Rússia, que entrou no radar há algumas semanas pela tensão com a Ucrânia. As três seleções ficarão em cidades de São Paulo e exigirão trabalho redobrado dos agentes federais.

Fim de uma era
O PCdoB propôs a revogação da Lei de Segurança Nacional, do governo Figueiredo, que vem sendo usada nas prisões recentes de manifestantes. O partido acha que não é preciso nenhuma lei nova nem antiga para tratar dos protestos.

Contando com a sorte
O DEM apresentou requerimentos de convocação do ministro Arthur Chioro (Saúde) em quatro comissões da Câmara.
Como o partido tem apenas 26 deputados, precisa contar com um cochilo dos governistas para aprovar o pedido.

DE OLHO NA PROIBIÇÃO de perfil não oficial de Eduardo Campos no Facebook, PSDB e PT estão ajustando as páginas de seus candidatos.

Nenhum comentário: