quarta-feira, março 05, 2014

De olho no valor da consultoria - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 05/03

O Senado contratará uma consultoria externa para fazer uma análise atuarial do serviço de saúde da Casa. Cálculos extraoficiais apontaram um deficit, em 2013, de R$ 108 milhões. Com o aumento da idade média dos servidores, somado aos gastos com os aposentados, estima-se que esse rombo só aumente nos próximos anos.
O atual serviço de saúde do Senado é vinculado à Caixa Econômica Federal. Ainda não está decidido quem prestará a consultoria, tampouco se a contratação será feita por licitação ou por carta-convite a alguma empresa do setor.
Na mesma reunião do Conselho de Supervisão da Secretaria Integrada de Saúde (SIS), realizada no fim de janeiro, também ficou acertada a análise da proposta de incluir, no plano dos servidores, os próprios senadores. Atualmente, as despesas médicas de suas excelências são custeadas pela Mesa Diretora da Casa.

Deu errado
Terra natal do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e escolhida para abrigar o projeto-piloto do Programa Brasil Mais Seguro, Alagoas tem hoje a capital mais violenta do país. Nos últimos oito anos, foram 15 mil assassinatos em Maceió, que elevaram a capital alagoana ao status de quinta cidade mais perigosa do mundo.

Vazou antes
Tucanos paulistas admitem que foi um erro o vazamento antecipado da troca do secretário da Casa Civil de São Paulo, Edson Aparecido, pelo atual secretário de Transportes, Saulo de Castro. Apesar de ser um dos citados no escândalo da Alston, Edson é um dos responsáveis pelas articulações com aliados para a campanha de reeleição de Alckmin, o que pode atrapalhar nas negociações.

A perder de vista
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ensaia uma reação na própria administração ao iniciar algumas ações específicas nas áreas de saúde e transporte público. Mas os próprios petistas acreditam que os frutos só serão colhidos no ano que vem. Esqueçam efeitos positivos para serem usados na campanha de Alexandre Padilha ao governo estadual.

Perigo…
Depois de o Correio mostrar, em 10 de fevereiro, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mantém três tanques subterrâneos de combustível abandonados no subsolo de um dos blocos da sede, em Brasília, o órgão expediu uma ordem de serviço em que determina a retirada do material. Em 30 dias, o setor responsável deverá dar um retorno sobre a ordem.

…No próprio quintal
Na prática, o Ibama, responsável pela gestão ambiental do governo, mantém uma ameaça à natureza em sua própria sede desde 2010. Em ofício, a Coordenação de Serviços Gerais do órgão pedia, naquele ano, a retirada dos três tanques, já que podia causar “acidentes ambientais”. Além disso, a brigada de incêndio que trabalhava no local apontou risco de explosão. Os tanques eram usados para abastecer carros oficiais, mas foram abandonados depois de o serviço ser terceirizado.

CURTIDAS 
Caim…/ A pré-candidata do PT ao Paraná, Gleisi Hoffmann, insiste no convite para que o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias (foto), seja candidato ao Senado na chapa montada por ela ao governo estadual.

…E Abel/ Mas não vai ser fácil convencê-lo. Ele tem um acordo fraternal com o irmão mais velho, Álvaro Dias (PSDB), de que ambos não concorrem jamais ao mesmo cargo na mesma eleição. E o tucano precisa renovar o mandato de senador neste ano.

Brigadeiro ao mar/ O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, pretende ficar até a data limite para desincompatibilização do cargo (5 de abril). E trabalha pela indicação, como substituto, do atual secretário executivo da pasta, brigadeiro Átila Maia da Rocha.

Nenhum comentário: