sábado, março 01, 2014

Da rua às grades - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/03

O governo deve propor uma pena de quatro anos de prisão para atos de vandalismo em protestos no projeto de lei que será enviado ao Congresso para tentar conter a violência em manifestações. Os detalhes do texto serão fechados na próxima semana entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Com a punição, os atos violentos deixarão de ser enquadrados como crimes leves, o que permitirá que se faça interceptação telefônica dos investigados.

Cara limpa O Planalto também estuda punir manifestantes que usarem máscaras, mas ainda não conseguiu elaborar um modelo de atuação das polícias para identificar participantes dos atos.

Em frente O presidente do STF, Joaquim Barbosa, não aceitou a pressão da área econômica do governo, além da AGU, e remarcou o julgamento do processo dos planos econômicos para o dia 12.

Não deu Para o advogado dos poupadores, Luiz Fernando Pereira, "os bancos, com a significativa ajuda da área econômica do governo, queriam, com o adiamento do julgamento, operar a prescrição do processo no STF".

#tamojunto Do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), ironizando as críticas da oposição à decisão do STF que reviu a condenação dos mensaleiros por formação de quadrilha: "Os tucanos deveriam respirar aliviados. Agora, Azeredo tem chance maior de não ser condenado injustamente".

Sem voz Senadores da base aliada notam que o líder do governo, Eduardo Braga (AM), não tem ido à tribuna para defender Dilma. Colegas interpretam a ausência como outro sinal de distanciamento entre PMDB e governo.

Ciúme Há quem veja, ainda, retaliação de Braga ao protagonismo assumido pela ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR) na condução dos interesses do governo na Casa.

Amarelo Apesar de operários estarem trabalhando 24 horas nas obras da linha 15-Prata do Metrô para que sejam concluídas a tempo de Geraldo Alckmin (PSDB) participar da inauguração dentro do limite da lei eleitoral, parte do governo paulista está preocupada com o prazo.

Vermelho Funcionários do consórcio que realiza as obras iniciaram greve nesta semana. Pedem vale-refeição para trabalhadores de todos os turnos e extensão de benefícios a familiares. Reservadamente, tucanos acusam o PT de ter provocado a paralisação por motivos eleitorais.

Geladeira Apesar do discurso de Alexandre Padilha de que vai defender a gestão Fernando Haddad, dirigentes do PT nacional querem que, caso pesquisas detectem que a má avaliação do prefeito pode contaminar a campanha, ele seja isolado.

Sabático Vence segunda-feira a licença de 90 dias de Paulo Maluf da presidência do PP paulista. A direção nacional do partido quer mantê-lo afastado do comando.

Inflação Tucanos e petistas concordam em uma coisa: a negociação com os novos responsáveis pelo PP é mais sinuosa que nos tempos do antigo cacique.

Panela velha Defensor da aliança do PSB com Alckmin, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, alfinetou a Rede ontem ao lado do tucano: "No momento em que pedem nova política, temos de valorizar homens públicos que lutam há muito tempo".

Socorro A Secretaria Nacional de Defesa Civil deve liberar na próxima semana mais R$ 15 milhões para o governo de Rondônia e três municípios afetados pelas enchentes no Estado.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio
"Pobre quando se junta para cometer crime é quadrilha. Quando ricos e poderosos se juntam para atos ilícitos é reunião de lazer."

DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA (SDD-MA), sobre a decisão do STF que absolveu os condenados do mensalão do crime de formação de quadrilha.

contraponto


Território inimigo
O petista Alexandre Padilha visitava a cidade de Pariquera-Açu, no vale do Ribeira, em uma das etapas da caravana Horizonte Paulista na semana passada. Na série de compromissos agendados estava uma entrevista a uma rádio da cidade, de 19 mil habitantes.

Ainda do lado de fora, o ex-ministro olhou desconfiado para a casa, inteira pintada de azul e amarelo, mas não perdeu a pose.

--Agora meus assessores me trouxeram aqui, para fazer uma visita ao comitê municipal do PSDB --brincou, sobre as cores do partido rival.

Nenhum comentário: