terça-feira, fevereiro 18, 2014

Sem pagar para ver - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 18/02

Alertada sobre o risco de que a bancada do PMDB na Câmara impingisse uma derrota concreta ao governo em alguma votação iminente, Dilma Rousseff escalou Aloizio Mercadante (Casa Civil) para nova conversa com o vice Michel Temer, no domingo. Pela mesma razão, decidiu ir ao jantar de ontem no Jaburu com peemedebistas de São Paulo. Além das ameaças em projetos na pauta, deputados do partido desenterraram na semana passada a ideia de criar da CPI da Petrobras.

Inflamável O "gancho" para retomar o pedido de investigação é a denúncia de suborno de funcionários da estatal. Parlamentares destacam que suspeitas de propina foram citadas no requerimento da CPI, protocolado em maio do ano passado.

Âncora Integrantes do Executivo acreditam que a pressão do PMDB é alimentada exclusivamente pela tentativa do líder Eduardo Cunha (RJ) de emplacar um indicado na Secretaria de Portos. O Planalto prefere enfrentar a crise a atender ao pedido.

Xô, uruca Dois ministros palacianos passaram a usar no pulso um pingente de olho grego semelhante ao que a presidente ostenta. Um deles ainda pendurou um amuleto grande na porta do gabinete.

Em casa Diante da recusa de Eunício Oliveira de aceitar a Integração Nacional, auxiliares do governo dão como certa a manutenção de Francisco Teixeira, ligado a Cid Gomes (Pros), na pasta.

Hora da... Enquanto a indefinição paira sobre a reforma ministerial, uma das poucas trocas já decididas por Dilma é postergada a pedido do titular, Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

... xepa O petista, que deixará a pasta para concorrer a deputado e será substituído por Miguel Rossetto, pediu para ficar no cargo até a Festa da Uva de Caxias do Sul, sua base eleitoral, que acontece na quinta-feira.

Via rápida O Planalto vai tentar acelerar o licenciamento ambiental das obras de ferrovias e portos que serão concedidos à iniciativa privada em 2014. O modelo repetirá o aplicado em rodovias leiloadas no ano passado, que permite o início das obras antes do cumprimento de requisitos mais rigorosos.

Asfalto Assim, o governo espera aproveitar o humor do empresariado após concessões, consideradas bem-sucedidas, de estradas e aeroportos no segundo semestre.

Meio vazio O Planalto também organizará reuniões para cobrar o andamento de obras de linhas de transmissão. O governo avalia que a geração de energia está garantida, diante da previsão de chuva e aumento do volume dos reservatórios, mas a transmissão preocupa.

Garapa Em tentativa de se aproximar do eleitorado paulista, Aécio Neves (PSDB) incluiu no roteiro de sua visita a Santos na quinta-feira uma passagem por um café onde o tucano Mário Covas costumava comer pastéis.

Agora vai? Para auxiliares de Geraldo Alckmin, a saída do PSB da órbita tucana em São Paulo pode deixá-lo mais livre para se aproximar da campanha de Aécio. Enquanto a aliança com pessebistas era possível, avaliam, Alckmin evitava melindrar Eduardo Campos.

Visitas à Folha Alceu Duílio Calciolari, CEO da Gafisa, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Sandro Gamba, diretor-executivo da empresa, e Rosa Vanzella e Fernando Kadaoka, assessores de comunicação.

Luiz Lara, publicitário e presidente da Lew'Lara, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
"Ao propor amordaçar os trabalhadores com a Lei Antimanifestação, Dilma deixa de ser a mãe do PAC para ser a mãe do AI-5 versão 2."

DE MIGUEL TORRES, presidente da Força Sindical, sobre projeto de lei em gestação pelo Palácio do Planalto para punir excessos em manifestações.

CONTRAPONTO


Quem viver verá
Na cerimônia de posse do diretor-geral da Aneel, Reive Barros dos Santos, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) brincou com a longevidade no governo de José Antônio Muniz, dirigente da Eletrobras.

--Ele tem longa carreira no setor. É uma espécie de Jequitibá do sistema elétrico brasileiro --disse Lobão, em referência à árvore que pode viver mais de 3.000 anos.

Em seguida, o ministro fez piada consigo mesmo.

--Ele foi tudo menos diretor da Aneel e ministro de Estado. Não sei se ainda vem para o meu lugar, mas terá de esperar bastante tempo ainda!

Nenhum comentário: