terça-feira, fevereiro 18, 2014

PASSO A PASSO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 18/02


A Polícia Federal intimou Antonio Palocci para prestar depoimento no inquérito que investiga a suposta participação do ex-presidente Lula no mensalão. O ex-ministro da Fazenda depôs há mais de uma semana em Brasília. Entrou e saiu da superintendência da PF sem ser notado. Naquele dia, os holofotes estavam voltados para o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que se entregava para ser preso.

PASSO 2
Palocci foi questionado sobre suposta negociação dele e de Lula com a Portugal Telecom para repassar dinheiro ao PT. A denúncia foi feita pelo publicitário Marcos Valério, pivô do escândalo. Certidão anexada ao inquérito mostraria que o suposto encontro com executivos da empresa não consta na agenda nem nos dispositivos de segurança do Palácio do Planalto.

PASSO 3
E o fantasma do mensalão mineiro continua pairando sobre os tucanos: Pimenta da Veiga, pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, foi citado no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. A informação já circula no Twitter. Ele recebeu R$ 300 mil da SMP&B, agência do publicitário Marcos Valério. "Todos que receberam recursos, de qualquer origem, da agência foram indagados a respeito", diz ele.

PASSO 4
Pimenta diz que, quando recebeu o dinheiro, estava afastado da vida pública, exercendo a advocacia. "Fui contratado pela SMP&B, então uma das empresas mineiras mais conceituadas. Recebi os recursos, declarados no Imposto de Renda, e recolhi os tributos. Só posso ser acusado de ter trabalhado."

VEM COMIGO
Eduardo Campos (PSB-PE) tem ideia fixa: atrair Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), para concorrer a algum cargo pela coligação que o apoiará na corrida presidencial. Já pediu a magistrados próximos para sondarem interlocutores do ministro.

ATÉ AGORA, NADA
Uma das últimas prospecções foi feita há algumas semanas por Eliana Calmon, ex-ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e hoje pré-candidata ao Senado pela Bahia. Até agora, as sondagens foram inúteis. Interlocutores de Barbosa dizem que ele não será candidato.

SER OU NÃO SER
O próprio ministro, porém, alimenta expectativas ao deixar no ar que pode sair do STF em abril --a tempo, portanto, de concorrer a algum cargo eletivo.

TRIO ELÉTRICO
Nos sonhos de Campos, o ministro concorreria ao Senado pelo Rio. Na prática, teria visibilidade na campanha presidencial, formando um trio junto com o candidato e com Marina Silva.

TÁ NA MÃO
A escritora Rose Marie Muraro, 83, ícone do feminismo no Brasil, vai publicar sua obra na forma de livros digitais. O primeiro a ser lançado é "A Mulher no Terceiro Milênio", que traz na capa foto da intelectual. No ano passado, ela fez um apelo dramático aos amigos pedindo socorro financeiro. O livro chega à loja Kindle Brasil por meio de plataforma da Amazon, que repassa até 70% dos lucros da venda à autora. Outros 11 títulos dela vão sair ao longo do ano, pelo mesmo sistema.

AS PIONEIRAS
E Rose Marie será homenageada hoje em Brasília pela ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, também será reverenciada "pelo pioneirismo na luta pelos direitos da mulher".

PRÍNCIPE ENCANTADO
Em meio à polêmica após entrevista dizendo não gostar de fazer teatro, Caio Castro dançou valsa na festa de 15 anos de Thais de Lima e Silva, na sexta, nos Jardins. O ator homenageou a aniversariante no Instagram, cumprimentando a "princesa do seu príncipe, Caio". Os pais da debutante, Antonio Renato de Lima e Silva e Eliana Bruno, também estiveram na festa, além do deputado estadual Fernando Capez (PSDB) e sua mulher, Valéria, dos empresários Sérgio D'antino e Denise Ravache, e da advogada Daniella Ferreira Barbuy.

ESQUENTA CARNAVALESCO
A empresária Tatiana Monteiro de Barros foi uma das organizadoras do bloco Movimento de Rua, que reuniu convidados no sábado, no Jockey Clube de São Paulo. A médica Nicole Magarinos, o apresentador André Vasco e a advogada Karina Findeiss estiveram no evento. Rosalu Queiroz também foi ao pré-Carnaval.

CURTO-CIRCUITO
A Zipper Galeria, nos Jardins, abre hoje, às 19h, mostras do artista Marcelo Amorim e do coletivo Garapa.

No MAC-USP, colecionadores de obras de Alfredo Volpi se encontram hoje para visita à exposição do pintor.

Roberto d'Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina, dá aula magna hoje na Universidade Anhembi Morumbi.

O transatlântico de luxo Crown Princess, dos EUA, chega ao Rio no dia 1º e segue para Ilhabela (SP).

Aparecida Liberato e Beto Junqueyra lançam o livro "Você & Cia.", amanhã, às 19h, na Livraria Saraiva do shopping Eldorado.

Nenhum comentário: