quarta-feira, fevereiro 12, 2014

'Olhei e gostei' - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 12/02

Estão indefinidos o terceiro goleiro, o quarto zagueiro e o reserva de Fred na seleção; prefiro Fábio, Miranda e Jô


Rafinha e Fernandinho foram as novidades na última convocação, antes da lista final. Rafinha foi a única surpresa. Foi chamado, segundo Parreira, porque Felipão precisa ter um terceiro lateral-direito, no caso de uma eventualidade. Daniel Alves e Maicon devem ser os laterais na Copa.

Fernandinho vai disputar uma posição na lista final com Lucas Leiva, contundido, ou mesmo com Hernanes. Jefferson vai ser o segundo goleiro, e Maxwell, o segundo lateral-esquerdo. Ainda estão indefinidos o terceiro goleiro, o quarto zagueiro e o reserva de Fred. Prefiro Fábio, Miranda e Jô.

Felipão disse que Neymar pode ser opção de centroavante. Com Neymar, Hulk e Oscar, três jogadores que entram muito na área e fazem gols, não há necessidade de se ter um típico centroavante artilheiro, caso o titular Fred não esteja bem. Assim como existem zagueiros, laterais, volantes e meias de estilos diferentes, centroavante não é só o que joga estático, de pivô, esperando a bola para finalizar.

Felipão não convoca apenas pelas qualidades técnicas. É também pela confiança que tem nos atletas. Ele constrói essa confiança baseado em critérios objetivos, com a ajuda de uma psicóloga profissional, e também subjetivos, na intuição, no estalo, pelo jeitão, tipo "olhei e gostei".

ATLETA FRAGMENTADO

Arnaldo Ribeiro, comentarista da ESPN Brasil, que tem sempre uma opinião interessante, fora do lugar-comum e do pensamento operatório, disse que o São Paulo não trata bem, não aproveita bem, o potencial de seus atletas, o que concordo.

Lúcio, Rhodolfo, Casemiro, Jadson e outros foram descartados pelo São Paulo. Lúcio, apesar de decadente em relação ao grande zagueiro que foi, e Rhodolfo, bom jogador do Grêmio, formam uma zaga muito melhor que a atual. O São Paulo não soube lidar com os dois, em um momento ruim.

Casemiro, uma promessa, foi rotulado de mascarado, lento e de não marcar. Hoje, fala-se o mesmo de Maicon, outro bom volante. Casemiro deveria sair do Real Madrid para um clube que não tenha tantos craques em sua posição. Jadson, excelente meia, foi desvalorizado, após a caríssima contratação de Ganso, para a mesma posição. Um atrapalhou o outro. O São Paulo atrapalhou os dois.

Pato nem foi apresentado e já foi vaiado. Isso diminui suas possibilidades. Nestes dias, pensei sobre as palavras ditas por Juca Kfouri, de que Pato não entende o jogo. É isso. Existe uma dissociação entre a técnica e a habilidade do jogador e sua posição e movimentação. Pato é um atleta fragmentado, dividido em partes, que não se juntam.

Muricy, que já tem a difícil missão de fazer com que Ganso jogue o que muitos acham que ele pode jogar, tem outra dura tarefa, a de juntar o conteúdo, as partes de Pato, para formar um todo, dar a seu futebol uma forma.

Nenhum comentário: