sábado, fevereiro 08, 2014

Nova temporada - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 08/02

Ministros do Supremo Tribunal Federal acham que o mensalão mineiro não vai despertar o mesmo interesse nem a mesma pressão externa que o escândalo nacional. Segundo um integrante da corte, como o STF só decidirá sobre Eduardo Azeredo (PSDB) e Clésio Andrade (PMDB), já que os demais réus serão julgados por outras instâncias, o processo está "desidratado". "Não tem a magia do enredo do Ali Babá e os 40 ladrões", compara esse observador dos humores do tribunal.

Nunca antes Chamou atenção no STF que Janot tenha fixado em 22 anos de prisão a pena recomendada para Azeredo. Nos bastidores da corte, ministros afirmam que é a primeira vez que um procurador-geral da República opina na dosimetria.

Força O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), diz que a pena pedida para Azeredo "parece pesada demais". "Não li os autos. Não sou daqueles que torcem que ocorra com o PSDB o mesmo que ocorreu com o PT", diz o deputado.

Porta fechada O PT procurou prefeitos das cidades paulistas pelas quais vai passar a caravana de Alexandre Padilha, mas enfrenta resistência dos gestores filiados a partidos rivais ao PT. "Estamos preocupados em governar", diz um prefeito paulista, não disposto a posar para fotos com o ex-ministro.

Toma lá Padilha discursava ontem no Tênis Clube de São Joaquim da Barra, na abertura da turnê petista, quando o microfone parou de funcionar. Em fase belicosa com os tucanos, ele lançou: "Esse microfone está como o PSDB: sem bateria".

Dá cá Por sua vez, o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, também usou evento no interior paulista para fustigar o PT. Ao chegar ao ato realizado numa cervejaria em Araçatuba brincou, fazendo alusão aos recentes apagões: "Vocês viram? Na dúvida mandei colocar gerador ".

Questão de fé O Itamaraty renovou por três anos os passaportes diplomáticos de Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, e de sua mulher, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira. O casal já havia recebido o documento em 2013, com validade de um ano.

Barreira 1 O secretário de Energia paulista, José Aníbal (PSDB), enviou representação à Procuradoria-Geral da República para pedir providências que evitem a saída de Everton Rheinheimer do país.

Barreira 2 O tucano diz ter informações de que o delator do cartel de trens em São Paulo pretende deixar o Brasil e teme que, assim, ele não responda às acusações de calúnia por tê-lo citado como beneficiário do esquema.

Convocação Geraldo Alckmin estuda o nome do líder do PSDB na Câmara paulistana, Floriano Pesaro, para integrar seu governo a partir da reforma do secretariado prevista para o fim deste mês.

Rearranjo O vereador é cotado para duas pastas: Desenvolvimento Social ou Habitação. A primeira secretaria atualmente é ocupada pelo PRB, que pode ser deslocado para outro posto.

Como está O governo paulista também decidiu que não vai desalojar o PSB e o PV das secretarias que ocupam, por enquanto. As duas siglas não fecharam apoio a Alckmin, mas o tucano quer manter as negociações.

Antecipado Paulo Frateschi toma posse como secretário de Relações Governamentais da prefeitura de Fernando Haddad (PT) na segunda-feira. No dia seguinte, deve ser votada a indicação do atual ocupante da pasta, João Antonio, para o Tribunal de Contas do Município.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
Gleisi é a ministra que ajudou o país a parar. Não tem credenciais para atacar o governador mais bem avaliado do país.
DO DEPUTADO BETO ALBUQUERQUE (PSB-RS), respondendo à ex-ministra, que acusou o presidenciável do partido, Eduardo Campos, de "ingratidão".

Contraponto


Daqui ninguém me tira


Ao receber o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, ontem, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), contou um episódio de quando pegou carona numa marcha de prefeitos de capitais para tentar falar com o então presidente Lula.
Ela queria pedir ajuda para manter a Agrishow, feira agrícola que ameaçava se mudar para São Carlos. Os organizadores objetaram por ela não ser prefeita de capital.
-Sou prefeita da capital brasileira do agronegócio e só saio daqui depois que falar com o Lula!
Deu certo: ela foi recebida e a feira ficou em Ribeirão.

Nenhum comentário: