quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Companheiros desalinhados - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 13/02

O governador de Pernambuco e pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, participa amanhã em Brasília, da reunião do diretório nacional do PPS, que elegerá a nova executiva do partido.

No encontro, Campos será lembrado sobre aquilo que ele já sabe: o PPS, em São Paulo, apoiará a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Respeitamos a posição de Marina (Marina Silva, da Rede, provável vice de Eduardo na chapa presidencial). Mas esta é nossa posição”, sacramentou Freire.

Para o presidente nacional do PPS, além de ter feito um bom governo, apoiar Alckmin poderá ser bom para Eduardo Campos. “Não adianta disputar uma eleição presidencial com aliados sem competitividade nos estados. Rede e PSB podem até lançar nomes, mas eles não terão chances”, prevê o dirigente do PPS.

Em Pernambuco, tudo certo
Se a situação de São Paulo está complicada, Eduardo Campos está com tudo alinhado em Pernambuco. Ele deve indicar Maurício Rands para sucedê-lo. Independentemente disso, Raul Henry (PMDB) será o vice e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) abrirá mão da reeleição para ser puxador de votos do partido na Câmara. O PSDB indicará o nome ao Senado, podendo ser Bruno Araújo ou Sérgio Guerra.

Como dito por aqui
A presidente Dilma Rousseff confirmou ontem a indicação de Mauro Borges para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), conforme antecipou a coluna na terça-feira.

André, não Otto
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) organizará, de fato, uma sessão solene no próximo dia 25 para comemorar os 20 anos do Plano Real. Apesar de mineiro como Aécio, o escritor Otto Lara Rezende não poderá, como disse a coluna ontem, participar da sessão, já que ele morreu em 1988. André Lara Rezende, um dos criadores do Real, deverá estar presente.

Tensão I
A confusão entre o MST e a Polícia Militar, em frente ao Palácio do Planalto, ainda estava no início quando um PM, assustado, gritava para um colega de farda que estava no camburão: “traz o gás, traz o gás”.

Tensão II
Mesmo sem ouvir o pedido do policial, duas senhoras de meia-idade, com camisas vermelhas do MST, atravessaram a rua. Uma delas falou para outra. “Desorganizaram tudo, vamos ficar atrás do camburão que é mais seguro.”

CURTIDAS 
Fala que eu te escuto/ Um aliado de José Serra defende que ele se candidate a deputado federal ou senador, não importa qual dos dois cargos escolherá. “Para ser ouvido no que tem a dizer, Serra precisa de um mandato. Não adianta ser tuiteiro ou ficar escrevendo artigos para jornal.” 

Convite nas nuvens?/ Na próxima terça-feira, a presidente Dilma Rousseff visitará Teresina para o lançamento do PAC Mobilidade Piauí. Ela viajará ao lado do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e do presidente do PP, Ciro Nogueira (foto). A bancada do partido na Câmara reza para que ela convide Ciro para suceder Aguinaldo.

Come back to Bahia/ Se o PP ainda faz charme na aliança nacional com Dilma, o partido já decidiu que está com o PT na Bahia. O ex-ministro das Cidades Mário Negromonte será vice de Rui Costa na chapa para o governo baiano.

Nenhum comentário: