sábado, fevereiro 08, 2014

Com açúcar e com afeto - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/02

O vice Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros , levaram uma raquetada da presidente Dilma no debate sobre a participação do PMDB na reforma ministerial. Terça-feira à noite, no calor das negociações, Dilma cita o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, indicado pelo partido, e afirma: "Essa posição é mais importante que qualquer ministério".

A sacada do Mercadante
Informado da alta temperatura no PMDB, o novo coordenador político do governo, o ministro Aloizio Mercadante, pediu ao presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, que fosse à reunião da bancada na Câmara, quarta-feira. Antes de cumprir a tarefa, Raupp ouviu integrantes da cúpula. E estes lhes disseram: "Você está louco. Se for, ou vai virar comida de 70 leões, ou vai ter que assinar a nota". No dia seguinte, Mercadante foi ao Jaburu colocar panos quentes e quis saber se a presidente Dilma fora alertada que a ideia de convidar Eunício Oliveira para a Integração não daria certo. Ouviu: "Mais de 30 vezes. Por isso, a reunião no Planalto durou seis horas."


"Vou fazer a campanha 'chega de poste'! O poste do governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio (Fortaleza), está muito mal avaliado"

 Eunício Oliveira Líder do PMDB no Senado e candidato a governador do Ceará

No cyber espaço
O PT começa por São Paulo, dia 14, as oficinas sobre ação na internet. O coordenador das redes sociais, o vice do partido Alberto Cantalice, vai se reunir com 100 ativistas petistas. Na agenda, a criação de uma rede para divulgação de ações e notícias do PT. O alvo: a juventude, os 50 mil dirigentes do partido e o 1,8 milhão de filiados.

Dilema socialista na telinha
Marina Silva insiste em candidaturas do PSB ao governo em São Paulo, Minas Gerais e Rio. Socialistas relutam. A prioridade é se engajar em palanques vitoriosos e eleger forte bancada à Câmara. Deputado é sinônimo de tempo na TV.

Um problema a menos
Com o circo pegando fogo, Michel Temer e o ministro Fernando Pimentel resolveram a aliança PT-PMDB em Minas Gerais: o vice de Pimentel deverá ser o ministro Antônio Andrade (Agricultura) e Josué Gomes vai ao Senado.

É sempre assim
Durante os oito anos do governo Fernando Henrique, o esporte predileto do PSDB era detonar o PMDB, o acusando de fisiológico. Durante 13 anos, nos governos de Lula e de Dilma, o PT pegou o bastão dos tucanos e segue praticando a mesma modalidade. Até parece que há partidos que não querem cargos nos governos.

O arremate
O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcus Pestana, decidiu se retirar da disputa ao governo. Na segunda-feira, ele anuncia apoio à candidatura do ex-ministro Pimenta da Veiga, que será formalmente lançada no próximo dia 20.

Compras para relaxar
Para espairecer da crise no Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi às compras. Numa loja de grife em Brasília, experimentou maiôs e saídas de banho. O ajudante de ordens saiu carregando duas sacolas.

A PRESIDENTE DILMA não gostou das manifestações machistas de petistas contra a médica cubana Ramona Rodríguez, que deixou o Mais Médicos.

Nenhum comentário: