segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Alheio ao Fla-Flu - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 10/02

Após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir a condenação do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a 22 anos de prisão no mensalão mineiro, o relator do processo no STF, ministro Luís Roberto Barroso, aguarda manifestação da defesa para concluir seu voto. "Vou estudar o processo com empenho e isenção. Ninguém é condenado ou absolvido de véspera. Farei o que for justo no caso concreto. Eu sirvo à Justiça e ao Brasil. Nenhum outro interesse me mobiliza."

Fala, Azeredo Tucanos instaram o ex-governador de Minas a quebrar o silêncio que mantinha desde sexta-feira. Ele também deve usar a tribuna da Câmara nesta semana para rebater a manifestação do Ministério Público.

Trégua A AGU (Advocacia-Geral da União) determinou a abertura de um estudo sobre a adequação de sua polêmica portaria 303, de 2012, à decisão do STF no julgamento dos embargos de declaração da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.

Idas... A portaria, que regulamenta a atuação de advogados públicos e procuradores em processos de demarcação, tinha sido suspensa após protestos de entidades de defesa dos índios.

... e vindas Quando o STF deu a decisão sobre Raposa Serra do Sol, em outubro do ano passado, a AGU anunciou que a norma voltaria a valer, mas, diante de novas manifestações contrárias, decidiu pedir novos estudos.

Fila A médica Ramona Matos, que abandonou o programa Mais Médicos, não é a única cubana à espera de asilo no país. Outros quatro cubanos, que não integram o programa, esperam resposta do Ministério da Justiça.

É sua Depois de lançar, sem empolgar, o nome do ex-ministro Fernando Bezerra (PMDB) ao governo do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara, Henrique Alves, sofre pressão de aliados para disputar a sucessão de Rosalba Ciarlini (DEM).

Enquete Alves fez no sábado consulta a 22 dos 53 prefeitos do PMDB potiguar. Todos foram a favor de sua candidatura. Ele prefere, no entanto, tentar se reeleger presidente da Câmara em 2015 caso Dilma Roussseff vença.

A volta... A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), remarcou para esta semana dois pregões para abastecer as geladeiras das residências oficiais. A compra havia sido suspensa em janeiro, depois que a coluna informou que a lista incluía 80 kg de lagosta e 2,4 toneladas de camarão.

... da lagosta? A nova data foi omitida no site da Comissão Central de Licitação, mas os fornecedores foram reconvocados pelo "Diário Oficial". Os pregões ocorrem amanhã e quinta-feira.

Menu surpresa Não é possível saber se todos os itens foram mantidos na lista, porque os editais não foram publicados no site da Casa Civil. Procurada, a assessoria disse que os documentos só podem ser retirados na comissão de licitações.

Visitinha Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) tiveram um encontro discreto na semana passada, no apartamento do tucano em Brasília.

Mais café? Numa longa conversa, repassaram a estratégia eleitoral nos Estados e afinaram a sintonia do pacto de não-agressão que firmaram no ano passado.

Longo prazo A decisão de Geraldo Alckmin de não tirar PSB e PV do governo, mesmo que lancem candidatos a sua sucessão, é uma tentativa de amarrar o apoio dos dois partidos a ele num eventual segundo turno.

tiroteio
"A fuga de Pizzolato, planejada por seis anos, destrói a fantasia do julgamento político. Daí por que a solidariedade seletiva do PT."
DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre o fato de o partido não arrecadar recursos nem fazer desagravo ao ex-presidente do BB, que foi preso na Itália.

contraponto


Perda de tempo
No fim de 1991, quando já começava a crise que levaria à queda de seu governo, Fernando Collor emagreceu tanto que a repórter Sônia Carneiro, da Rádio Jornal do Brasil, perguntou se o então presidente estava com Aids.
Em audiência com o governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, Collor confessou que tinha feito um regime.
-Ronaldo, fiz uma dieta e perdi 12kg!
O governador retrucou:
-Presidente, também fiz uma dieta.
-Perdeu quanto? -perguntou Collor.
-Trinta dias -encerrou Cunha Lima.

Nenhum comentário: