quinta-feira, fevereiro 13, 2014

À queima-roupa - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/02

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência só informou ontem o Planalto sobre o iminente protesto do MST. Avisada, Dilma Rousseff decidiu despachar do Palácio do Alvorada à tarde, quando milhares de sem-terra marcharam sobre a praça dos Três Poderes. A presidente deve receber hoje de manhã uma comissão encabeçada por João Pedro Stédile. Em entrevista recente, Stédile apontou crescimento de Eduardo Campos (PSB) entre os militantes do movimento.

Campo minado O protesto do MST em frente ao palácio preocupa setores do PT por se somar às crescentes críticas de expoentes do agronegócio ao governo Dilma.

Colorados Quando os sem-terra tomaram a praça, o STF discutia um processo sobre o reconhecimento de paternidade de um filho do ex-jogador Falcão na Itália. "É a torcida do Internacional que veio defender seu ídolo", brincou um dos ministros.

Minha hora... Depois de Joaquim Barbosa revogar três decisões tomadas por ele quando esteve na presidência interina do STF, Ricardo Lewandowski tem dito a interlocutores que "quem decide por último ri melhor". Barbosa tem mais nove meses à frente da corte e, depois, o atual vice assume o posto.

...vai chegar Ao justificar uma das liminares revistas por Barbosa, o ministro disse que, no caso de Florianópolis, por exemplo, não há reajuste do IPTU há 16 anos.

Timing Após a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, a federalização de crimes contra jornalistas voltou à pauta do governo. Na terça-feira, José Eduardo Cardozo (Justiça) reunirá outros ministros para discutir como a Polícia Federal pode agir em casos envolvendo profissionais da mídia.

Nada a declarar Natan Donadon evitou pedir votos contra sua cassação a deputados da bancada do PMDB, à qual pertencia.

Chateados Constrangidos, deputados que votaram contra a cassação de Donadon quando a votação era secreta, diziam ontem que esperavam que o colega renunciasse ao mandato para evitar nova sessão com voto aberto, em pleno ano eleitoral.

Ufa! Tucanos paulistas demonstraram alívio com o favoritismo de Márcio França como nome do PSB para disputar o governo do Estado. A avaliação é que França, que foi secretário de Geraldo Alckmin e chegou a ser cotado para seu vice, poupará o governador, diferentemente do que ocorreria caso o nome fosse ligado à Rede.

Com o PIB Eduardo Campos (PSB) retomou sua agenda de contatos com empresários. Marcou palestra para a cúpula da Associação Comercial de São Paulo no dia 10 de março. A entidade é ligada a Gilberto Kassab e Guilherme Afif, próceres do PSD, que já anunciou apoio a Dilma.

Grão em grão Com o afastamento de aliados, Alckmin tem tentado ampliar o leque de alianças. Na segunda-feira, recebeu o Pros, dono de cerca de 20 segundos no horário eleitoral. Nas palavras de um auxiliar, o tucano está "ciscando para dentro".

Defesa Alvo da Procuradoria Eleitoral paulista por propaganda antecipada, Paulo Skaf (PMDB) já escolheu o coordenador jurídico de sua campanha. Será Hélio Silveira, que trabalhou para Fernando Haddad (PT) em 2012, e para o próprio Skaf e Marina Silva (PSB) em 2010.

Alfinetada O governador Tião Viana enfureceu delegados da Polícia Federal ao defender na semana passada, diante do diretor-geral da corporação, Leandro Daiello, projeto de emenda à Constituição que acaba com a divisão de carreiras na PF.

Onde pega Os delegados interpretaram o discurso como uma tentativa de intimidação devido à operação G7, deflagrada no ano passado e que apontou esquema de corrupção no primeiro escalão do governo de Viana.

tiroteio
"O IPTU é um imposto local que gera benefício nas cidades. Prefeitos e vereadores foram eleitos para decidir sobre esse assunto."

DE JOSÉ FORTUNATI (PDT), prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, sobre decisão de Joaquim Barbosa de impedir reajustes.

contraponto


A herança de cada um
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sempre cita o avô paterno, Cury Habib Haddad, como sua grande referência espiritual. Em conversa recente com assessores, no gabinete, o petista brincava com o fato de não ser de uma família de políticos tradicionais:

-Tem um monte de netos na política: Eduardo, Aécio, ACM... Já que meu avô não era político, ele poderia me dar uma mãozinha com as coisas lá de cima!

Nenhum comentário: