sexta-feira, janeiro 31, 2014

Saideira em casa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 31/01

Às vésperas de deixar a Casa Civil, Gleisi Hoffmann fará a última viagem como ministra à sua base eleitoral: ela entrega 600 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida amanhã em Umuarama, na região noroeste do Paraná. Na segunda-feira, a petista deixa o cargo para disputar a eleição para o governo do Estado. Ela vai percorrer vários municípios, assim como o colega paulista Alexandre Padilha, e reassumirá a cadeira no Senado pelo menos até o início da campanha.

Pavimento Hoje a titular da Casa Civil vai ao Ministério dos Transportes para assinar os contratos de concessão das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262. O programa foi um dos carros-chefes da gestão da ministra.

Selado A mudança na Secretaria de Comunicação Social do Planalto estava em estudo por Dilma Rousseff desde o fim de 2013. Mas a troca só foi decidida antes de a presidente embarcar para Davos, na semana passada.

Test drive 1 Auxiliares de Dilma lembram que, após o susto das manifestações de rua, em junho do ano passado, o Planalto precisou montar uma estrutura para fazer a interlocução com os movimentos e reestruturar sua ação nas redes sociais, o chamado gabinete digital.

Test drive 2 A equipe ficou sob comando do porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, que vai assumir a Secom, e de Valdir Simão, que caiu nas graças de Dilma e será o novo secretário-executivo da Casa Civil.

Time Além de Franklin Martins e João Santana, o nome de Traumann foi defendido para a vaga por Aloizio Mercadante, um dos mais próximos ministros de Dilma.

Sem bênção Diferentemente do que fez com Fernando Haddad quando o pupilo deixou o MEC para se candidatar à Prefeitura de São Paulo, Lula não irá à cerimônia de despedida dos ministros-candidatos, segunda.

Personalizado Mas o ex-presidente já confirmou presença no dia 8 na primeira parada da caravana de Alexandre Padilha, em Ribeirão Preto. Lula e o pré-candidato, indicado por ele, devem ter uma conversa mais alentada antes do evento público.

Com lupa O Metrô de São Paulo suspendeu por 90 dias os contratos de reforma de 98 trens das linhas 1 e 3, estimados em R$ 2,5 bilhões. O Ministério Público quer investigar indícios de superfaturamento envolvendo o cartel denunciado pela Siemens.

Parceiro O Metrô disse à promotoria que não identificou vícios nos contratos, mas decidiu suspendê-los para colaborar com a apuração.

Workshop O Planalto chamou donos de shoppings populares em vários Estados, nos quais os rolezinhos são tolerados e geralmente pacíficos, para se inteirar sobre o fenômeno e a estratégia dos estabelecimentos para conviver com os grupos de jovens.

Cartão... Representantes do Itaquerão se reúnem hoje com o Ministério das Comunicações e com a Anatel. Levarão advertência do governo pelo atraso para permitir que as operadoras de telefonia façam as obras para a instalação da infraestrutura de telefonia 4G e internet.

... vermelho As teles dizem que será inviável cumprir os prazos estabelecidos se só puderem realizar as obras quando o estádio ficar pronto, em março.

Visita à Folha Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) visitou anteontem a Folha. Estava com Cleber Martins e Ricardo Bonatelli, assessores de comunicação.

tiroteio
"A forma como Padilha trata os recursos do ministério lembra uma grande família, onde o mais importante é dividir o bolo em casa."
DO VEREADOR FLORIANO PESARO (PSDB-SP), sobre o convênio de R$ 199,8 mil que Alexandre Padilha (Saúde) assinou com uma ONG fundada por seu pai.

contraponto


La garantía soy yo
Fidel Castro recebeu um grupo de artistas brasileiros em Cuba em meados dos anos 90, pouco depois do lançamento do Plano Real. O líder cubano pediu para ver uma cédula da nova moeda. Fidel olhou a efígie da República na nota e disse à cantora Beth Carvalho:

--Essa mulher é branca e tem um nariz grego. O país de vocês não é miscigenado? Essa nota é racista.

Depois, colocou a nota na mesa e discursou:

--O peso cubano não vale nada. Quando Che Guevara era ministro, ele assinou alguns pesos cubanos e eles passaram a valer. Com o dinheiro, construí um hospital!

Nenhum comentário: