quarta-feira, janeiro 08, 2014

Russos estão chegando - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/01

A Fifa está esperando para a Copa do Mundo de 2014, aqui, a chegada de uns 55 mil mexicanos, 50 mil ingleses, 40 mil italianos, 30 mil holandeses e 25 mil russos.
A maioria fará algum tipo de escala no Rio.

Os alcaguetes
A Comissão da Verdade do Rio localizou, no Arquivo Público do Estado do Rio, uma lista de 411 funcionários públicos que, além dos salários, receberiam um dindin por fora para dedurar inimigos da ditadura.
Na lista, entre os alcaguetes, recrutados pelo Dops, está o policial Mariel Mariscotte, acusado de ser do Esquadrão da Morte.

Acadêmicos da seca
O presidente da Cedae, Wagner Victer, estava, sábado, na quadra da União da Ilha do Governador, quando Letícia Martins, rainha do carnaval do Rio em 2014, aproximou-se e disse:
— A casa da minha mãe, em Belford Roxo, está sem água faz tempo!

Mãe boa
Luana Piovani, a atriz e mãe do pequeno Dom, está cada vez mais envolvida com o universo infantil. A bela começa a ensaiar, na próxima semana, seu novo espetáculo para crianças.
Com texto de Adriana Falcão e direção de Gabriel Villela, a peça “Mania de explicação” vai contar a história da menina Isabel, que gosta de inventar novos significados para as palavras.

No mais
Na mitologia nórdica, o mundo tem nova data para acabar: 22 de fevereiro de 2014.
Mas o apocalipse já começou pelo Maranhão de Sarney.

A Igreja se mexe
Papa Francisco mandou mensagem de saudação aos participantes do 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base, que vai de hoje até sábado, em Juazeiro do Norte, no
Ceará, terra do “Padim Ciço”.
É a primeira vez que um Papa faz isto.

Como se sabe...
As CEBs, por causa de sua ligação com a luta política no passado, foram satanizadas pela cúpula da Igreja.

A voz da favela
Vários eventos estão sendo organizados para celebrar o centenário de Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Trata-se da autora do livro “Quarto de despejo”, que foi traduzido para 13 línguas.
Em abril, ela será homenageada no VI Colóquio Mulheres em Letras, em Minas. A abertura será feita pelo historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, autor do livro “Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus”.

Em tempo...
Negra e catadora de papel, ela foi descoberta para a literatura pelo coleguinha Audálio Dantas, numa favela onde hoje fica o estádio da Portuguesa, em São Paulo.

Batalha das Canoas
O Comitê Rio450, como aperitivo das comemorações pelos 450 anos da cidade do Rio, ano que vem, realizará, sexta agora, um evento em plena Baía de Guanabara, na altura do Flamengo. 
De um barco, dom Orani Tempesta, o arcebispo do Rio, fará orações e jogará flores ao mar em memória de índios, portugueses e franceses que morreram na famosa Batalha das Canoas, em 1566.

Mãozinha...
Reza a lenda que durante a Batalha das Canoas a imagem de São Sebastião teria aparecido em meio à fumaça, afugentando os bravos índios tamoios, aliados dos franceses.

A vida não é justa
A Editora Agir vai lançar, este ano, o segundo livro da série “A vida não é justa”, da juíza Andréa Pachá.
O primeiro, com histórias de encontros e desencontros numa Vara de Família, vendeu, até agora, 30 mil exemplares.

Estrela solitária
Uns apaixonados torcedores do Botafogo se juntaram e criaram, como se sabe, o grupo Botafogo Sem
Dívidas, que trabalha para ajudar o clube a pagar o que deve à Receita Federal. Em um dia, a turma conseguiu arrecadar R$ 17 mil.
Agora, só faltam uns R$ 129 milhões.

Cena carioca
Um casal que visitava, sexta passada, o Museu Imperial, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ficou impressionado com uma cadeirinha de arruar, aquele meio de transporte de tração humana muito comum por aqui nos séculos XVII e XVIII. A mulher soltou:
— Nossa! Cabiam duas pessoas aí? Mas é muito apertado.
E o marido:
— E você ainda reclama da Fiat Uno. Há testemunhas.

Nenhum comentário: