segunda-feira, janeiro 06, 2014

Que Copa, hein! - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 06/01

Faltando 156 dias para a Copa, o Rio ainda não sabe se terá o chamado Fifa Fan Fest, um lugar onde as pessoas acompanham os jogos pelo telão com muita festa. O problema é que a Fifa vende o espaço para os patrocinadores, como a Coca-Cola, por exemplo, mas quer que a prefeitura, dinheiro meu, seu, nosso, pague a estrutura.

Tudo OK com os estádios
Dilma já recebeu um relatório interno do governo sobre a Copa do Mundo.
Nesta altura do campeonato, o ritmo de obras nos estádios é considerado satisfatório. Não preocupa mais. Onde mora o perigo é na parte logística, como conexões de voos ou a chegada do público ao Itaquerão, em São Paulo.

Segue...
O relatório tem um capítulo inacabado na questão de segurança.
Não se acredita em atentados ou ataques de facções criminosas, mas ainda não se tem uma ideia real da dimensão das manifestações que podem ocorrer durante a Copa.
A conferir.

Neymar e o cai-cai
O primeiro a falar com Neymar para evitar o cai-cai na Europa foi o pai.
Seu Neymar, que foi jogador de futebol, teve várias conversas com o filho sobre isso. Disse que ele só vai se firmar por lá se parar de cavar faltas.
E pelo que temos visto o garoto ouviu os conselhos.

Antecedentes
Joaquim Barbosa disse a amigos que Edson Santos passou a atacá-lo depois da ida a seu gabinete, no STF, de um grupo, ligado ao deputado petista, em busca de apoio aos chamados invasores do Jardim Botânico, no Rio. O ministro não apoiou. 


60 anos do suicídio
Este ano se completam 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas. Por conta disso, o coleguinha José Augusto Ribeiro vai relançar este mês seu livro — em três volumes com edição revista e ampliada —“A Era Vargas”, cuja primeira edição é de 2001.
Zé, depois de passar por várias redações, foi assessor de imprensa na campanha de Tancredo Neves.

100 anos de Abdias
A Flupp, Festa Literária das UPPs e das Periferias do Rio, decidiu fazer este ano uma homenagem ao centenário do nascimento de Abdias do Nascimento.
O foco de toda a programação vai girar em torno do conceito de “Inventores do Brasil”, e Abdias terá um lugar de honra, ao lado de Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.

Os brazucas
José Joffily, diretor, entre outros, do filme “Quem Matou Pixote?”, está em Londres.

Filma um documentário para o Canal Brasil e a Riofilme sobre os brasileiros que moram no exterior.
Estima-se que uns 100 mil brasileiros estejam vivendo na Inglaterra.

Imprensa é diversidade
Assinada pela artista plástica baiana Bárbara Tércia, esta é a camiseta do “Imprensa que eu gamo” para o carnaval 2014.
Traz o tema da diversidade, com 19 tipos de casais (em referência à idade do bloco): heterossexuais, homossexuais, alto com baixo, magra com gordo, etc.
Fundado por jornalistas em 1995, o primeiro samba foi do coleguinha Marceu Vieira.

Filme triste
Por decisão da nova diretora do Jardim Botânico, Samyra Crespo, foi fechado o cineclube que funcionava no lugar, nas noites de terça-feira.
O clube foi criado pelo cineasta Walter Lima Júnior, em 2007.

Barulho que vem do céu
Nas Paineiras até que tudo está organizado. Na terra. No céu impera o barulho ensurdecedor dos helicópteros.
No Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona, assim como é em muitos outro parques, só é permitido o sobrevoo de aparelhos silenciosos.
Por que não adotar essa medida aqui?

Orgulho do subúrbio
No subúrbio do Rio não mora só gente pobre. Pesquisa feita pela agência NBS mostra o perfil da classe A que vive bem longe da Zona Sul.
Veja só: 93% das famílias, com renda mensal entre R$ 7 mil e R$15 mil, consideram que têm uma relação afetiva com o subúrbio, e quase todos, 99%, declaram orgulho do local onde moram.

Éque...
Para essas pessoas, o calor humano e a proximidade dos amigos, parentes e vizinhos é fundamental.
Maravilha!

Nenhum comentário: