domingo, janeiro 26, 2014

O caminho da expansão - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 26/01

Os investidores brasileiros se preparam para investir no "Chaco" do Paraguai. A região, de 250 mil km², de matas e pastagens, tem população aproximada de 400 mil e faz fronteira com Mato Grosso do Sul. O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Sameck, retornou de uma visita à região, que precisa de investimentos em irrigação para se tornar um novo celeiro produtivo.

Uns são mais iguais que outros
Os aliados do governo Dilma estão reticentes em relação à escolha do secretário petista Arthur Chioro para o Ministério da Saúde. Alegam que, se fosse um nome indicado por outro partido da base, a sociedade em uma consultoria que atua no setor detonaria o pretendente. Mas, como é do PT, passa. Esses aliados preveem uma dor de cabeça futura. E perguntam: "Qual prefeito do país não vai querer contratar a consultoria dirigida pela mulher do ministro?". Eles antecipam a próxima pauta: o crescimento da Consultoria Consaúde sob a administração de Roseli Régis dos Reis, mulher de Chioro, e que está assumindo a empresa.

"Nós estamos colocando Minas Gerais como uma grande oportunidade de negócios para grandes empreendimentos internacionais" 

Antonio Anastasia Governador de Minas, otimista, sobre sua ida ao Fórum Econômico Mundial


A alternativa
Diante da posição do prefeito Marcio Lacerda (PSB) de permanecer na prefeitura de Belo Horizonte, os socialistas que defendem candidatura própria ao governo de Minas apostam agora no presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil. Ele queria disputar o Senado, mas desistiu devido à candidatura do governador Antonio Anastasia.

Troca na Esplanada e insatisfação
A primeira tarefa do futuro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, é desarmar a chamada pauta-bomba, que, se aprovada, poderá gerar novos gastos públicos, como o piso dos policiais.

De olho nos eleitores
O Planalto está atento ao movimento para derrubar o veto da presidente Dilma à lei que permitiria a criação de 269 novos municípios. São muitos os deputados governistas que estão dispostos a se rebelar por causa das eleições.

Os nomes do colegiado
O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, já tem alguns nomes para integrar o colegiado que vai comandar seu marketing. Na lista: o argentino Guillermo Raffo (atuou para o prefeito Márcio Lacerda), Paulo Vasconcelos (trabalhou para o governador Antonio Anastasia) e Rui Rodrigues (atuou nas duas do ex-presidente FHC).

Caçamba eleitoral
Em ano eleitoral, o governo quer faturar a entrega de caminhões-caçamba para municípios com até 50 mil habitantes. Amanhã, o Ministério do Desenvolvimento Agrário faz festa, em Brasília, para entregar as máquinas a 47 cidades de Goiás.

Nova fatura
O PCdoB, o mais tradicional aliado do PT, acaba de fazer mais um pedido de apoio aos petistas, além da reeleição do senador Inácio Arruda (CE). O partido quer a deputada Alice Portugal na vice da chapa de Rui Costa (PT) ao governo da Bahia.

MAIS DE 150 MIL PESSOAS baixaram aplicativo do Ministério da Justiça para verificar a situação de um veículo, a partir do número da placa.

Nenhum comentário: