quarta-feira, janeiro 08, 2014

CHOQUE DE GESTÃO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 08/01

São Paulo é um dos Estados com maior número de municípios que ainda não assumiram a manutenção da rede de iluminação pública no país, como determina a Constituição. Apenas 145 das 645 cidades paulistas fizeram a transferência para a administração municipal no prazo estipulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

CHOQUE DE GESTÃO 2
A data limite fixada para o fim de 2013 foi prorrogada para dezembro de 2014. De acordo com a Aneel, apenas 65% dos municípios brasileiros cumpriram a determinação. Além de São Paulo, os Estados mais atrasados são Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Amapá e Roraima. As prefeituras alegaram dificuldade na criação da Contribuição de Iluminação Pública para custear o serviço.

CHOQUE DE GESTÃO 3
A capital paulista é um dos municípios que fizeram a transição. Criou uma empresa pública, a Ilume. Outros optaram pela terceirização. A Secretaria de Estado de Energia preparou cartilha para auxiliar os gestores municipais no processo. A maioria dos prefeitos empurram com a barriga a criação da taxa.

TERRA E AR
A família Guinle deu mais um passo para provar na Justiça que a União rompeu os termos da doação da área que abriga o aeroporto de Cumbica. Em 1940, o terreno foi doado por eles ao Ministério da Guerra para ser um aeródromo militar. O imbróglio começou após o aeroporto ter 51% de seu controle privatizado.

TERRA E AR 2
Em 9 de dezembro, a família registrou ata em cartório para documentar o caso. "Eles (a União) queriam desqualificar a escritura de doação dizendo que era antiga. A ata torna os fatos incontroversos", diz Fabio Goldschmidt, advogado dos Guinle. A Advocacia-Geral da União afirma "que é indevida a tentativa de reverter a doação da área".

TERRA E AR 3
Os herdeiros querem entrar com ação contra a União e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) até março.

PEIXINHO
o mais novo piloto do clã Piquet, Pedro, 15, vai disputar sua primeira corrida de carro neste fim de semana. Ele está na Nova Zelândia para competir na Toyota Racing Series, categoria de formação disputada em cinco etapas. Será o mais novo do grid de largada.

PEIXINHO 2
Recuperado da cirurgia cardíaca feita no ano passado, Nelson Piquet embarcou com o filho logo após o Ano-Novo. O herdeiro do tricampeão de F-1 leva na bagagem resultados no kart, como o troféu FIA Academy na Itália em 2013, espécie de mundial para jovens.

MEDIDA CERTA
Preta Gil passa temporada no spa Sete Voltas, desde o dia 2, acompanhada do namorado, Rodrigo Godoy, do amigo e apresentador Gominho e de uma assessora. Após perder 7,9 kg no "Medida Certa", a cantora aderiu à dieta de 800 calorias por dia, com muita soja. Myriam Abicair, dona do spa, diz que a hóspede famosa não quer ouvir falar em exercícios, enquanto o namorado malha e não tem restrição alimentar.

DE ESPARTILHO
Adriana Alves vai encarar duas personagens de época no cinema em 2014. Namorada do chef Olivier Anquier, a atriz foi escalada para "Helena", adaptação da obra de Machado de Assis, com direção de Sérgio Araújo. Em "Dona Beja", de Débora Torres, fará o papel de Dona Crioula.

BRINDE NA PAULISTA
Os empresários Sérgio Kalil e Lygia Lopes receberam convidados anteontem no aniversário de 20 anos do restaurante Spot, nos Jardins. O ex-jogador de futebol Raí e a namorada, Viviane Lescher, o ator Tato Gabus Mendes, a blogueira Julia Petit e a designer Nasha Gil foram ao coquetel. A stylist Flavia Brunetti, o cineasta Arnaldo Jabor, os atores Tuna Dwek, Claudio Curi e Linda Conde e o DJ Felipe Venancio também estiveram na comemoração.

CURTO-CIRCUITO
A peça "Pedro e o Capitão" retoma temporada hoje, às 20h, no CCBB-SP. Em cartaz até 19/1. 16 anos.

Fabrício Carpinejar lança o livro "Vida em Pedaços" na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Amanhã, às 19h.

A turnê do Guns N' Roses no país vai passar por Belo Horizonte (22/3), Brasília (25/3), São Paulo (28/3), Curitiba (30/3), Florianópolis (1/4) e Porto Alegre (3/4).

Nenhum comentário: