segunda-feira, janeiro 20, 2014

ÁGUA NO SERTÃO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 20/01

A transposição do rio São Francisco, cuja obra emprega hoje 8.135 trabalhadores, tem previsão de inauguração mantida para 2015, segundo o ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional. "Houve um hiato, com uma mobilização menor [de operários], mas parada totalmente a obra nunca ficou", diz. O projeto começou em 2008 e deveria ter terminado em 2012. Para Teixeira, o novo prazo é "perfeitamente compatível" com o porte da construção.

ÁGUA 2
O ministro rebate declarações de George Moura, autor de "Amores Roubados", que em entrevista à coluna criticou o "estado de abandono" e "a sensação de desperdício de dinheiro". "Respeito a opinião dele, mas a impressão é incorreta", diz Teixeira, que viu a cena da série da TV Globo na qual a personagem de Isis Valverde reclamou do "esquecimento" da obra. O projeto de R$ 8,2 bilhões deve atender 12 milhões de pessoas em quatro Estados do Nordeste.

ÁGUA 3
Sobre o "cenário desolador, um canal seco e semidestruído antes mesmo de ser totalmente construído" em Pernambuco descrito por Moura, o ministro diz que o roteirista viu "um trecho de obras em que uma empresa havia saído e outra estava entrando". O ministério também encaminhou as informações ao roteirista. Moura não quis comentar mais o assunto.

ALERTA
O número de idosos com Aids quadruplicou nos últimos quatro anos no Hospital do Servidor Público Estadual de SP. Em 2009, os infectados pelo HIV com 60 anos ou mais totalizavam 3% dos atendimentos no setor de moléstias infecciosas (230 pacientes). No ano passado, o índice saltou para 18% (950 casos atendidos).

O aumento é atribuído à vida sexual mais ativa e sem camisinha nessa faixa etária.

VAQUINHA
Enquanto 64% dos usuários do site de financiamento Catarse aprovam que empresas privadas apoiem projetos coletivos, 82% se dizem contrários à participação do governo no modelo. O levantamento ouviu 3.336 pessoas sobre "crowdfunding" no país.

BILHETE
Em carta, o Spot pediu desculpas à artista plástica Maria Bonomi, agredida por um cliente na unidade do shopping JK Iguatemi, em SP, na terça passada. Os sócios Maria Helena Guimarães e Sergio Kalil afirmam ter ficado "muito chateados" e prometem orientar melhor a equipe.

CADA UM NA SUA
Monica Bellucci falou pela primeira vez sobre o fim do casamento de 18 anos com Vincent Cassel. Em entrevista ao jornal "Corriere della Sera", a atriz italiana contou que se separou do astro francês há seis meses. "Pela primeira vez na vida não tenho um homem ao lado." Cassel tem casa no Rio e teria sido visto com uma jovem, que seria moradora do Vidigal. "Não sei se ele tem outra. Eu estou sozinha", disse a ex.

PRAIA DE PAULISTA
O artista plástico Hilton Alves iniciou a pintura de um mural de 120 m² reproduzindo um cenário praiano no parque Ibirapuera. A obra será inaugurada no dia 25, aniversário de SP, e ficará exposta na lateral externa do Pavilhão das Culturas Brasileiras. Em outubro, o brasileiro pintou o maior mural do mundo, com 6.000 m², no Havaí.

TURISTA PROFISSIONAL
O apresentador Bruno de Luca e o ator Thiago Rodrigues lançaram uma rede social especializada em viagens, a Trippics. Com investimento de R$ 800 mil, a página reúne dicas, álbuns de fotos de usuários e roteiros. "Nosso principal objetivo não é dinheiro, mas criar a melhor ferramenta de viagens", diz Bruno, que comanda o "Vai pra Onde", programa de turismo no Multishow.

SESSÃO SOLENE
As atrizes Laura Cardoso, Nívea Maria, Miriam Mehler e Etty Fraser receberam convidados como o governador Geraldo Alckmin na estreia da peça "A Última Sessão", no Teatro Frei Caneca. Os atores Odilon Wagner e Tony Ramos, com a mulher, Lidiane Barbosa, e a escritora Maria Adelaide Amaral também estiveram na plateia.

CORPO ESTRANHO
Regina Duarte reestreou a peça "Bem-Vindo, Estranho", no Teatro Vivo. O estilista Dudu Bertholini, o ex-governador Alberto Goldman e Expedito Araujo, curador artístico do programa Vivo EnCena, estiveram lá.

CURTO-CIRCUITO
A peça "Ontem Eu Te Amo...", de Denis Antunes, estreia hoje, às 20h, no Sesc Consolação. 12 anos.

A Apadep (Associação Paulista de Defensores Públicos) oferece curso para quem quer entrar na carreira. Inscrições até 27/1 pelo site da entidade.

O 4º Festival Cinerama.BC, em Balneário Camboriú (SC), recebe inscrições de curtas e longas até 31/1. Barbara Sturm é a curadora.

Peças de tricô da grife Doisélles, feitas por presos que participam de programa do governo de Minas, serão expostas em Nova York.

Nenhum comentário: