domingo, dezembro 01, 2013

Sem dia de visita - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 01/12

Pesquisas de posse do PT já apontavam apoio maciço à decisão do STF sobre a prisão dos condenados no mensalão, revelado pelo Datafolha. Esses números pautaram o distanciamento de Dilma Rousseff em relação aos petistas presos. Mesmo com a estratégia de descolamento, o desempenho da presidente piora entre os que se dizem bem informados sobre as prisões: a vantagem de 12 pontos que tem sobre Marina Silva em um eventual 2º turno cai para um ponto (44% a 43%).

Toga Contra Joaquim Barbosa, Dilma venceria por 54% a 30% em caso de uma segunda fase da disputa, mas o resultado muda para 45% a 42% entre os eleitores que se consideram bem informados sobre a execução das penas.

Nicho Nos cenários de primeiro turno, Joaquim Barbosa empata com Dilma em dois recortes: no grupo com ensino superior completo (27% para cada um) e no de renda superior a dez salários mínimos (ambos e Aécio Neves aparecem com 25%).

Volta Entre os eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo, apenas 5% aceitariam votar em Dilma. Se Lula for o candidato do PT, 28% desses entrevistados votariam no ex-presidente.

Fica Já os entrevistados que têm o PT como partido de preferência não engrossam o coro pela volta do ex-presidente. Na pesquisa espontânea, Dilma passou de 39% em outubro para 46%. Lula caiu de 15% para 7%.

Vem... Foco de ação do governo após os protestos iniciados em junho, as cidades grandes apresentam recuperação mais lenta da petista. Dilma passou de 38% dos votos em municípios com mais de 500 mil habitantes, em outubro, para 41% agora.

... pra rua Aécio e Eduardo Campos (PSB), que caíram no resto do país, ficaram estáveis nas grandes cidades. Nesses municípios, Marina venceria Dilma no segundo turno. A ex-senadora tem 45% e a petista, 43%.

Ressaca A rejeição de José Serra (PSDB) na capital paulista, que governou de 2005 a 2006, supera em 9 pontos a média nacional. No país, 35% dos eleitores não votariam no tucano. Em São Paulo, sua rejeição é de 44%.

Afago Depois do mal estar da queda de braço pelo reajuste dos combustíveis, Dilma fará elogios rasgados à presidente da Petrobras, Graça Foster, em seu discurso na solenidade de assinatura do contrato da concessão do campo de Libra, amanhã.

Que tal? Já na largada de sua incursão pelo interior de São Paulo no fim de semana, Aécio fez o mais explícito apelo por apoio aos tucanos paulistas que o acompanhavam: "Me ajudem a vencer a eleição em São Paulo que eu ganho a eleição no Brasil".

Pelo fio... O PSB viu influência do PT na ação de caciques nacionais do PMDB que tentam afastar os socialistas de uma possível aliança com o partido ao governo do Rio Grande do Sul, o que abriria um palanque para Eduardo Campos no Estado.

... do bigode Lula já orientou os partidos aliados a isolar o governador pernambucano em Estados de maior peso político e grandes colégios eleitorais. O petista Tarso Genro tentará a reeleição no Rio Grande do Sul, com o PMDB como adversário.

Capacete Deputados do Solidariedade protocolaram na Câmara pedido de audiência pública com diretores e engenheiros da Odebrecht sobre a segurança dos trabalhadores das obras da empresa para a Copa de 2014. O partido, liderado por sindicalistas, quer explicações sobre o acidente no Itaquerão.

tiroteio

Só um marciano ou alguém fora de si não saberá quem contratou o frete, a origem e o destino da droga e quem autorizou o pouso.

DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre Gustavo Perrela (SDD-MG) ter dito que não sabia do transporte de 445 kg de cocaína em seu helicóptero.

Contraponto


Especulação política

O senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) participou de almoço do Secovi (sindicato de construtoras de São Paulo) na sexta-feira. No final, conversava numa roda de empresários sobre mercado imobiliário.

-Meu avô deixou um sítio para mim e para minhas irmãs e pensamos em vender e comprar uma sala comercial cada um em São Paulo -disse o tucano.

Em seguida, o mineiro concluiu:

-Tive de desistir: o IPTU aqui é muito alto!

A ironia com a polêmica da correção da tabela pelo prefeito Fernando Haddad (PT) causou risos da plateia.

Nenhum comentário: