quinta-feira, dezembro 05, 2013

Sabedoria revisada LUIS FERNANDO VERISSIMO

O ESTADÃO - 05/12

Cresce no mundo o número de pessoas que não podem viver sem seus ‘phones’ e ‘tablets’ e não se importam com o incômodo que provocam nos outros



Pode-se chamar de “sabedoria pronta” as opiniões, conclusões e certezas que passam por verdades só porque ninguém se lembra de contestá-las, ou pelo menos atualizá-las. Exemplo: há algum tempo, quando se dizia que a Terceira Guerra Mundial seria entre comunistas e homossexuais, era uma piada, mas não exatamente um exagero. A evidência era incontestável. Hoje, depois da morte do Niemeyer, ficou difícil encontrar um comunista autêntico. Homossexuais não faltam (nada contra, cada um gerencie o seu corpo como quiser), mas se eles tiverem que brigar com alguém pelo domínio do mundo não encontrarão inimigos, fora, talvez, seitas evangélicas e baratas. A guerra contra os comunistas eles ganharam por WO.

Não sei quem seriam os adversários numa hipotética guerra final, hoje, mas meu palpite é que o conflito teria alguma coisa a ver com celulares e similares. Cresce no mundo o número de pessoas que não podem viver sem seus “phones” e “tablets” e não se importam com o incômodo que provocam nos outros. E os “outros” são cada vez menos, mas cada vez mais ressentidos. Não demora se organizarão e irão para a luta. Prevejo que surgirão bolsões de anticelulares dispostos a resistir à proliferação das malditas maquininhas. Haverá confronto, talvez mortes, e estaremos a um passo da guerra. Ou da guerrilha, pois, se nossas forças forem insuficientes para resistir, partiremos para as montanhas.

Outra sabedoria pronta que precisa ser revisada diz respeito ao futebol. Convencionou-se que o futebol paulista, por ser mais rico, sério e organizado do que os dos outros estados, fatalmente dominaria todos os campeonatos nacionais, colocando sempre no mínimo dois clubes entre os quatro melhores. Basta olhar a tabela do atual campeonato brasileiro para ver que esta convenção acabou, ou está em suspenso. O time paulista mais bem colocado este ano é o Santos — que está lá embaixo. Assim passam as glórias do mundo.

Nenhum comentário: