terça-feira, dezembro 10, 2013

Quem cala consente - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 10/12

Nem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nem o presidente estadual do PSDB, Duarte Nogueira, pediram o apoio ao presidenciável tucano Aécio Neves ao discursarem no congresso do PPS. O secretário de Gestão do Estado, Davi Zaia, comandou a votação maciça da seção paulista (74 a 4 pela candidatura própria) pelo apoio a Eduardo Campos (PSB), que prevaleceu. Ao não se contrapor à articulação pró-Campos, Alckmin espera ter o PSB em sua aliança à reeleição.

Palanque Duarte Nogueira foi o primeiro a falar e nem citou Aécio. Em seguida, Márcio França (PSB) fez uma ode a Eduardo Campos. Alckmin falou em seguida, e ainda assim não mencionou a candidatura do mineiro.

E agora? Tucanos têm dúvida se o PSB vai bancar o desgaste com a Rede de Marina Silva para garantir o apoio a Alckmin, como contrapartida à "mãozinha" que o governador deu para aumentar o tempo de TV de Campos.

Vem pra cá Pelo sim, pelo não, França já participou de reunião ontem pela manhã do governador paulista com presidentes de oito partidos que devem compor sua aliança no ano que vem.

Destino? Diante da versão de que foi coincidência o jantar entre Aécio e o governador de Pernambuco num restaurante na zona sul do Rio, domingo, um amigo comum brinca: "Quem não quer ser visto marca encontro em instituto de cegos".

Fronteira Na conversa, a primeira mais longa desde que Campos selou a aliança com Marina, os dois retomaram as negociações sobre palanques comuns e deixaram subentendido que não criarão dificuldade um para o outro nas eleições "domésticas", de Minas e Pernambuco.

Teleprompter Dilma Rousseff foi avisada já a bordo do avião presidencial que teria de discursar como porta-voz da América Latina no funeral de Nelson Mandela.

A bordo Os convites para que os quatro ex-presidentes acompanhassem Dilma à África do Sul foram feitos na sexta-feira. A dúvida era se Fernando Henrique Cardoso e José Sarney aceitariam. As confirmações foram todas dadas no sábado de manhã.

Remediado? O Planalto quer que sejam implementadas delegacias especializadas em atendimento ao torcedor nos 12 estádios da Copa de 2014. A ideia foi debatida anteontem, após episódios de violência na partida entre Atlético-PR e Vasco.

Aviso Em reunião com Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), líderes partidários alertaram que o governo terá dificuldades para aprovar o Orçamento.

Qual... Advogado de Simone Vasconcelos, Leonardo Isaac vai propor à diretoria da penitenciária para qual ela e Katia Rabello foram transferidas, em Belo Horizonte, que elas ajudem na "ressocialização" das presas.

... é a música? Entre as ideias do advogado, está a de que a ex-diretora do Banco Rural ensine balé para as detentas e a ex-funcionária de Marcos Valério lecione cursos de português ou inglês.

Juntos 1 Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) fecharam acordo ontem para ampliar e integrar as ações de combate ao crack no centro de São Paulo. Serão abertas novas vagas de atendimento e mais conselheiros atuarão na cracolândia.

Juntos 2 Também serão integradas as ações da área de segurança, com trabalho conjunto da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana. A Prefeitura vai reforçar ainda a limpeza da área.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"O jantar de Eduardo Campos e Aécio Neves só parece um encontro de aliados. Na verdade, cada um está querendo engolir o outro."

DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE), apontando que Eduardo Campos e Aécio Neves devem disputar uma vaga no 2º turno contra Dilma Rousseff.

contraponto


Memórias da resistência
Na abertura do congresso do PPS, na última sexta-feira, o presidente da sigla, Roberto Freire, conversava com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) sobre as origens de seu partido, que surgiu a partir do PCB (Partido Comunista Brasileiro).

Alckmin observou que uma característica comum aos comunistas era sua longevidade, e citou como exemplo Oscar Niemeyer, que morreu às vésperas de completar 105 anos de idade. Freire, que tem 71 anos, emendou:

--Nossos amigos dizem que nós, comunistas, somos como vasos ruins. E vaso ruim não quebra!

Nenhum comentário: