quinta-feira, dezembro 19, 2013

Pouso autorizado - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 19/12

Enquanto o governo discutia a escolha do caça que será comprado para o projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira, o prefeito Luiz Marinho (PT) acertou nos últimos meses com a sueca Saab os detalhes da abertura de uma nova fábrica da empresa em São Bernardo do Campo. Segundo o acordo, a planta começará a ser construída em 8 meses para produzir a asa e outros componentes do Gripen. O petista foi informado da decisão do governo no início da tarde de ontem e avisou os suecos.

Cronologia 1 Dilma Rousseff decidiu pelos caças suecos em novembro, mas aguardou a visita de François Hollande ao Brasil para fazer o anúncio. Auxiliares da presidente dizem que a decisão começou a ser amadurecida após seu discurso na ONU.

Cronologia 2 Por considerar a reação do governo dos EUA às denúncias de espionagem insuficientes, a presidente voltou ao Brasil decidida a definir a troca das aeronaves e o fez por exclusão, já que o modelo norte-americano era o favorito.

Slots No governo Lula, o hoje ministro da Defesa, Celso Amorim, e o então ministro Nelson Jobim defendiam a compra do caça francês Rafale. Agora, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) advogava pelas aeronaves da Boeing.

Azarão Após o atrito entre Brasil e EUA, a Rússia fez chegar a emissários da presidente, no G-20, a ideia de colocar o caça Sukhoi na disputa, o que foi descartado, pois reabriria todo o processo.

Adeus, Mickey Dilma montou força-tarefa para monitorar o fluxo nos aeroportos no fim de ano e obrigou Moreira Franco (Aviação Civil) a cancelar viagem aos EUA.

Território Geraldo Magela, secretário-geral do PT, e Romênio Pereira levaram ao governo o nome de Biel Rocha para suceder Maria do Rosário na Secretaria de Direitos Humanos. Ele é secretário de Promoção da pasta.

Nova... O governo Geraldo Alckmin (PSDB) acatou determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo e entrou com ação de indenização contra a Siemens e mais 13 empresas acusadas de formação de cartel em contratos de metrô e trem no Estado.

... investida A ação foi protocolada no dia 4, na 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Alckmin decidiu incluir as outras empresas no processo como um gesto de que o governo está tomando atitudes para recuperar os valores que teriam sido superfaturados nos contratos.

Hedge O time jurídico de Alckmin vai retirar a ação caso o Cade, que apura as denúncias, não consiga comprovar a existência do conluio entre as empresas.

Agora vai Alckmin vai mergulhar nas atividades de pré-campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) em São Paulo a partir do ano que vem, superada a disputa interna com José Serra. O senador tem eventos previstos no Estado no início de fevereiro.

Arauto Paulo Bernardo é cotado para assumir um dos postos-chave na coordenação de campanha de Dilma. Ele se licenciaria do Ministério das Comunicações e seria, nas palavras de um interlocutor do PT, "a pessoa que fala as coisas para a presidente".

Santo... Pesquisa do Vox Populi para o PT no Acre concluída anteontem mostra a dificuldade de Marina Silva transferir votos para Eduardo Campos (PSB) na disputa presidencial até o momento.

... de casa No Estado, base eleitoral da ex-senadora, Dilma tem 51% das intenções de voto, seguida por Aécio, com 16%. O governador de Pernambuco aparece em terceiro lugar, com apenas 9%.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"A aliança entre o PSB e a Rede é moderna. Comparada a um casamento, tem fidelidade na capital, mas pode trair quando viaja?"

DO SENADOR JORGE VIANA (PT-AC), sobre a flexibilização das alianças entre o partido de Eduardo Campos e o grupo de Marina Silva nos Estados em 2014.

contraponto


Aos 45 do 2º tempo
Roberto Freire (PPS) discursava na solenidade em que seu partido formalizou a intenção de apoiar a candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB), na segunda-feira, quando seu telefone celular tocou. Sem graça, o presidente da sigla se desculpou:

--É incrível... O telefone passou o dia sem tocar e, exatamente nessa hora, ele toca!

Um deputado na plateia fez piada:

--Deve ser o Aécio Neves tentando reverter a decisão do partido, ainda que na última hora! --disse o parlamentar, provocando gargalhadas.

Nenhum comentário: