terça-feira, dezembro 10, 2013

PORTA FECHADA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 10/12

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) julga hoje se Champinha (Roberto Alves da Silva) pode ganhar a liberdade. Há dez anos, ele entrou para a crônica policial ao participar do assassinato de Felipe Caffé e Liana Friedenbach, que antes de morrer foi torturada e violentada pelos criminosos.

DATA MARCADA
Champinha tinha 16 anos quando participou do assassinato. De acordo com a lei, por ser menor, ficaria internado na Fundação Casa, em SP, até 2006, quando chegasse aos 19 anos. Naquele ano, um laudo do IML (Instituto Médico-Legal) afirmou que ele sofria de transtorno de personalidade. Champinha foi transferido então para uma Unidade Experimental de Saúde e está lá até hoje.

LINHA CRUZADA
Primeiro negro a presidir o STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa esperou até o último minuto por um convite de Dilma Rousseff para integrar a comitiva oficial que desembarca hoje na África do Sul para o enterro de Nelson Mandela. Mas o telefone não tocou.

PRIMEIRA CLASSE
Dilma embarcou ontem com Lula e os outros três ex-presidentes brasileiros ainda vivos: José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Levou no avião presidencial também as ministras Helena Chagas (Comunicação) e Luiza Bairros (Promoção da Igualdade Racial) e o assessor especial Marco Aurélio Garcia.

HISTÓRIA
Joaquim Barbosa esteve com Mandela em 2000, em Durban, quando participou da pré-Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Conexa.

ATAQUE
Plínio de Arruda Sampaio tenta emplacar a ex-deputada Luciana Genro como vice do senador Randolfe Rodrigues, formando uma chapa puro-sangue do PSOL na disputa pela Presidência. Ela tinha o apoio de Plínio para ser a cabeça de chapa, mas foi derrotada na votação do partido. "Essa parceria me honraria muito", diz Rodrigues, que conversou com Plínio anteontem em SP. "Ele me aconselhou a ir pra cima dos outros candidatos e falar a verdade nos debates."

NEM MAIS UM MINUTO
Única filha de Adoniran Barbosa, Maria Helena Rubinato transferiu a gestão dos direitos autorais da obra do sambista para um escritório carioca. Segundo Daniel Figueiredo, do UP-Rights, "existem várias canções dele sendo utilizadas sem a autorização devida". Fora do Brasil, diz, a arrecadação com músicas do autor "é ínfima".

DE RENDA
Gisele Bündchen oficializa amanhã parceria com a empresária Natalie Klein para comercializar sua marca de lingerie na NK Store. A linha Intimates será vendida com exclusividade nas lojas da multimarcas em SP e no Rio.

POLE POSITION
"Crô - O Filme" deve bater hoje a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas do país. O longa estrelado por Marcelo Serrado permaneceu em primeiro lugar nas bilheterias em seu segundo fim de semana em cartaz. Superou "Última Viagem a Vegas". "Serrado derrubou Michael Douglas, Robert De Niro e Morgan Freeman", brinca Bruno Wainer, da Downtown, codistribuidora do filme nacional.

PESO-PESADO
O Instituto Moreira Salles trará ao Brasil em maio do ano que vem uma exposição de desenhos do artista americano Richard Serra. O IMS lançará também um livro com escritos e entrevistas do escultor.

FILHA DO PATRÃO
Silvio Santos recebeu convidados no casamento de sua "filha número dois", a diretora Silvia, com o cantor Edu Pedroso. Renata e Patricia Abravanel, irmãs da noiva, foram com os namorados, Caio Curado e o deputado Fábio Faria (PSD-RN), respectivamente. A atriz Thaís Pacholek, a apresentadora Lucimara Parisi, acompanhada do marido, Alexandre Vitorino, e os atores e apresentadores mirins Matheus Ueda e Ana Vitoria Zimmermann também estiveram na festa, nos Jardins. Iris Abravanel, mulher do apresentador, e Cintia, filha mais velha dele, também cumprimentaram os noivos.

CURTO-CIRCUITO
O DVD de "O Som ao Redor" será lançado hoje, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Costanza Pascolato autografa o livro "O Essencial", hoje, às 17h, na Burberry do shopping JK.

A Casa Hope promove bazar beneficente, hoje e amanhã, no Planalto Paulista.

Moisés Naím lança o livro "O Fim do Poder", hoje, às 16h, na Fundação iFHC.

A Orquestra Filarmônica de Paraisópolis faz concerto de Natal hoje, às 20h30, no Masp. Grátis. Livre.

O Minhocão terá um jardim vertical a partir de hoje, no largo Padre Péricles. Iniciativa da Absolut, Escola São Paulo e Movimento 90º.

Nenhum comentário: