terça-feira, dezembro 03, 2013

O puxão de orelhas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/12

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) reuniu-se ontem com o comandante do Exército, general Enzo Peri, para tratar do escândalo dos carros-pipa. Gleisi cobrou ; relatórios e uma investigação sobre a tarefa de responsabilidade dos militares. A ministra pediu dados sobre a implantação, pelos militares, de GPS em todos os veículos que distribuem água no semiárido do Nordeste.

Na lei ou na marra
Mesmo não sendo lei ainda, 50% das emendas parlamentares ao Orçamento de 2014 serão direcionadas para a Saúde, como o governo Dilma quer. A regra foi colocada em dúvida com o fatiamento do orçamento impositivo. Mas a destinação para a Saúde valerá para o ano que vem, porque o governo conseguiu encerrar ontem o prazo para apresentação de emendas. Para isso, a Comissão de Orçamento recebeu até emendas por fax. Assim, caso a regra dos 50% não virar lei, estará garantida na prática sua execução. No ano que vem, com a eleição no horizonte, o governo espera um melhor ambiente no Congresso para aprovar este item do orçamento impositivo.


"Na eleição passada, garantimos 2 milhões de votos de frente para a presidente Dilma! E, agora, o PT está querendo apoiar o PCdoB no Maranhão?"
José Sarney
Senador (PMDB-MA), na reunião das cúpulas do PMDB e do PT com a presidente Dilma e o ex-presidente Lula

Dobradinha
O ministro Aguinaldo Silva (Cidades) e o PT buscam trilhar caminho próprio na Paraíba. Eles negam apoio a Veneziano Vital dó Rego (PMDB), ex-prefeito de Campina Grande. E enrolam dizendo que apoiariam o senador Vital do Rego.

Na linha do PT
A despeito das posições do ex-presidente Lula, Rui Falcão foi presidente do PT.

Sábado no Planalto, ele ; defendeu o apoio a Flávio Dino (PCdoB), na foto, para o governo (MA), com a governadora Roseana Sarney ao Senado. A cúpula do PMDB insistiu que o PT permaneça no governo Sérgio Cabral (RJ) até março. Rui disse que era difícil segurar o partido.

Pedido de socorro
O PMDB pediu socorro ao ex-presidente Lula. Quer que ele converse com o governador Cid Gomes (CE). Ele quer ter candidato próprio e já tem o apoio do PT. Aliado de Cid, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, foi preterido.

Alinhados
Com direito a disputar a reeleição, o senador | Francisco Dornelles (PP) vai manter sua aliança com o governador Sérgio Cabral (PJV1DB). Este definiu que deixará o governo em março para concorrer ao Senado. Para que não se criem marolas, Dornelles faz questão de afirmar: "Nunca disputaria contra o Sérgio. Se ele for candidato ao Senado, darei meu apoio integral"

Água mole em pedra dura
O presidenciável tucano Aécio Neves continua investindo em São Paulo. Nas próximas duas semanas, ele vai a Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. Quer desfazer aquela imagem de que o PSDB paulista não o apoiará.

União de contrários
O líder do DEM, Ronaldo Caiado, despachado por Marina Silva da candidatura de Eduardo Campos (PSB), foi procurado por Aécio Neves (PSDB). Este se propôs a construir uma forma de conviência com o governador Marconi Perillo (GO).


COMENTÁRIO ATRIBUÍDO AO EX-PRESIDENTE LULA sobre O Rio: "Enquanto o PT e o PMDB brigam, o Marcelo Crivella e o Anthony Garotinho crescem"

Nenhum comentário: