terça-feira, dezembro 10, 2013

O outro Mandela - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 12/10

Joaquim Barbosa, o primeiro negro a presidir o STF, fará dia 16 de janeiro palestra para alunos do Instituto Steve Biko, em Salvador.
O nome da entidade, destinada à inclusão educacional dos negros, homenageia outro gigante da luta contra o apartheid, morto em 1977 pelo então governo racista da África do Sul.

Lá e cá
François Hollande, presidente francês, convidou seu antecessor, Nicolas Sarkozy, para ir com ele aos funerais de Mandela, a exemplo de Dilma que viajou para a África do Sul ao lado de FH, Lula, Sarney e Collor.
Só que o marido de Carla Bruni recusou. Quer ir em avião separado.

O calvário da Petrobras
A Petrobras deve voltar a operar a Refinaria do Paraná dia 17. Ela está fechada desde um incêndio em 28 de novembro.
Neste período, as importações brasileiras de gasolina devem dobrar, sangrando ainda mais o cofre da estatal.

Lei Roberto Carlos
A festa Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma (antiga M.I.S.S.A.), dia 14 agora, no Rio, vai fazer graça com a polêmica das biografias não autorizadas.
Um anão fantasiado de Roberto Carlos vai receber o público. Em uma das mãos, o miúdo vai segurar uma biografia e, na outra, uma placa coma frase: “Eu autorizo.”

A volta do Procure Saber
Aliás, artistas do Procure Saber e do GAP vão hoje à Brasília se encontrar com ministros do STF.
Dizem temer “a pressão do Ecad junto ao ministro Luiz Fux para conseguir uma liminar" que impeça a entrada em vigor sexta agora, da nova lei do direito autoral.

Peri da Pituba
O ex-jogador Perivaldo, de Botafogo e seleção brasileira, que foi descoberto pelo “Fantástico”, da TV Globo, morando nas ruas de Lisboa, em Portugal, vai voltar ao Brasil, amanhã. Ele é baiano e tem um filho no Ceará, mas escolheu morar no Rio. Ele explica:
— Lugar de artista e jogador de futebol morar é só no Rio.

Ou seja...
De bobo, o Peri não tem nada.

Joga um bolão
A participação de Fernanda Lima no sorteio dos grupos da Copa, na Costa do Sauípe, continua impressionando nossos hermanos.
No fim de semana, os principais sites de notícias argentinos ainda falavam da beleza da “diosa brasilefia”.

Berenice procura
Luana Piovani vai voltar ao cinema. Será a protagonista do longa
“Berenice procura”, baseado no romance de Luiz Alfredo Garcia-Roza. A direção é de Flávia Lacerda.

Tô dentro
A gigante americana de TI Cisco anuncia hoje que será patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Maus antecedentes
Sabe aquele torcedor do Vasco, Leone Mendes da Silva, de 23 anos, flagrado agredindo, com um bastão, um torcedor do Atlético-PR desacordado, domingo, na Arena Joinville?
Pois bem. É um velho conhecido da Justiça do Rio. Em 2011, após confusão no Engenhão, ele foi denunciado pelo MP por incitar violência no estádio.

Nova ordem
Foram espalhados pela Avenida Brasil outdoors contra os dirigentes do Vasco.
Dizem assim: “Fora Dinamite, Eurico nunca mais. Nova ordem vascaína.”

Privatização do Galeão
O temor de Moreira Franco, ministro da Aviação Civil, de que possa haver funcionários do Galeão fazendo corpo mole é contestado por Edson Antonio Cavalcante, presidente da Associação Nacional de Empregados da Infraero:
— Nos três aeroportos já concedidos à iniciativa privada, o pessoal da Infraero tem sido elogiado pela competência e profissionalismo.
Calma, gente!

Tem carioca que só pensa naquilo.
Domingo, em frente ao Copacabana Palace, assim que a limusine de Bill Clinton deixava o hotel, o comentário entre populares era sobre Monica Lewinsky, a estagiária da Casa Branca que aplicou no americano... você sabe.

Nenhum comentário: