terça-feira, dezembro 24, 2013

Mistura explosiva - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 24/12

A manifestação contra o aumento das passagens de ônibus promovida pelo Movimento do Passe Livre no Rio de Janeiro na semana passada fez acender o pisca-alerta do governo em relação à CPI do Transporte Público apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). A ordem agora é evitar que a comissão funcione no ano eleitoral. Um dos argumentos que será usado para enterrá-la é o de que o pedido fala na legislação do Distrito Federal sobre o tema, o que tira o caráter nacional da investigação. A tecnicalidade promete gerar polêmica, mas o pano de fundo é outro.

O governo calcula que, se na última na sexta-feira cerca de 500 pessoas pararam o centro do Rio, o mesmo pode ocorrer no restante do país passadas as festas de fim de ano. E, nesse cenário, uma CPI do Transporte Público serviria para ampliar esses movimentos de rua. Resta saber se a base governistas terá fôlego para enterrar essa investigação.

A Copa e os Brics
Os países membros dos BRICS, grupo que, além do Brasil, congrega Rússia, Índia, China e África do Sul, pediram o adiamento da reunião de abril para julho, de forma a coincidir com os jogos da Copa do Mundo. A perspectiva é a de que o encontro em Fortaleza ocorra numa data próxima à final da Copa, no Maracanã, ou ao jogo Brasil e México, na capital cearense. A mudança da data da cúpula dos BRICs será anunciada no início do ano que vem.

O discurso de 2014
Não se assuste se, no ano que vem, você encontrar a presidente Dilma Rousseff visitando um posto de saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ideia é bater bumbo sobre o Mais Médicos, como o programa protagonista do ano eleitoral, assim como a eleição anterior mostrou o Bolsa Família e o PAC. Até abril, serão 13 mil médicos no programa, para atender 46 milhões de pessoas. E, se precisar, mais, outros virão.

Nem tucano, nem petista
Na escolha de um candidato a governador de São Paulo, os socialistas preferem buscar um nome que tenha mais a cara do partido. A deputada Luiza Erundina é muito identificada com o PT. E Walter Feldman, da Rede, é tucano demais para parecer como algo novo. Nesse contexto, não se surpreendam se vier por aí alguém como Pedro Dallari.

Na hora H…
Enquanto Vila Velha (ES) se desmanchava em chuva, com milhares de desabrigados e o caos instalado na cidade, o prefeito, Rodney Miranda (DEM), fez as malas e foi curtir as férias em Nova York. Já se falava em impeachment, uma revolta danada na cidade. Ele voltou. Não fez mais que a obrigação, mas corre o risco de ver escoar os votos do partido na enxurrada. Hoje, a presidente Dilma vai ao Espírito Santo sobrevoar a região atingida pelas chuvas.

CURTIDAS 
Bronca/ O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) contou ontem ao colega Roberto Requião (PMDB-PR) que “levou um pito” do senador Gim Argello (PTB-DF) por ter assinado a CPI do Transporte Coletivo. “O governo deveria ser a falar dessa CPI. Mas, infelizmente, é contra. A ponto de passar um pito no Suplicy”, contou o peemedebista.

Por falar em…/… Requião (foto), ele dispensou ontem a possibilidade de falar na última sessão não-deliberativa do ano no Senado. “Hoje, estou amargo. Não vou nem discursar. Se o fizer, vou pedir um Gripen emprestado para ir cortar o cabelo no Recife”, afirmou, já fazendo chacota com o implante de Renan e o uso do jato da FAB.

Enquanto isso, na Câmara…/ O deputado Augusto Carvalho (SDD-DF) chegou ontem no final ao plenário, pronto para falar na tribuna. Andou para um lado, foi para o outro e nada de encontrar sequer um funcionário que pudesse registrar no último dia de funcionamento normal da Casa, antes do recesso. “Tiveram que chamar um servidor para abrir o computador e fazer o registro”, contou ele.

No mais…/ Que as bênçãos do Senhor encham seu lar de saúde, amor, alegria e harmonia hoje e sempre. Feliz Natal!!!

Nenhum comentário: