terça-feira, dezembro 24, 2013

Mistério e fiasco - EDITORIAL FOLHA DE SP

FOLHA DE SP- 24/12

Resultou em pouquíssima coisa o evento mais comentado deste início de verão no Rio de Janeiro.

Contando com cerca de 8.000 adesões nas redes sociais e muito destaque na imprensa local, o "toplessaço" que se programara para a manhã do último sábado, na praia de Ipanema, reuniu no máximo 200 pessoas.

O contingente se dividiu entre as raras mulheres que se dispuseram a tirar a parte de cima do biquíni e um grupo mais robusto de curiosos em volta das manifestantes.

A qualificação de "manifestantes" não é descabida no contexto. O propósito das organizadoras era protestar contra a atitude da Polícia Militar do Rio, que no mês passado coagiu uma atriz a vestir a parte de cima do biquíni. Cristina Flores fazia uma sessão de fotos com os seios descobertos, a fim de divulgar um espetáculo teatral.

O movimento de revolta acabou em fiasco, mas factoides desse tipo não deixam de ter sua significação. Para um país que orgulha-se de sua tolerância e liberalidade (e cujas contribuições ao universo da moda incluem a criação do famoso modelo fio dental), chega a ser um mistério a restrição que, de forma quase unânime, se aplica ao topless --prática há muito adotada em diversas praias europeias.

Talvez seja tudo questão de linguagem, ou, mais propriamente, de estrutura cultural. É como se, a cada regra que se flexibiliza, outra tenha de reforçar-se com maior rigor, de modo que o equilíbrio entre ordem e ruptura se preserve.

Ao mesmo tempo, é possível que o "toplessaço" tenha infringido outra norma implícita da cultura brasileira. Sua mensagem é semelhante à da Marcha das Vadias: trata-se de confrontar, pela exibição do corpo, o machismo dos que veem nisso um convite à grosseria, ao abuso, ao ataque brutal.

Mas a Marcha das Vadias tinha um componente celebratório e carnavalesco que provavelmente facilitou a adesão. Em tempos de tolerância zero, o "toplessaço" centrou-se na crítica à repressão policial, revestindo-se de uma pugnacidade militante porventura excessiva para a proposta apresentada.

Também marcou mais uma vez a diferença entre apoiar uma causa pela internet e passar ao ativismo no mundo real.

De resto, o sucesso ou o fracasso de mobilizações desse gênero haverá de ter sempre sua parte de enigma, de mistério; e, numa época em que tudo se espiona e se revela, o intransparente e o encoberto por vezes se impõem com mais força.


Um comentário:

Anônimo disse...

Prezados,

No Brasil, mostra-se a bunda mas não o peito. Por quê? Eu tenho minha teoria. É que a bunda está atrás.... O olhos gulosos só lhe serão dirigidos quando ela não precisar mais passar recibo. Por outro lado, durante a conversa, frente a frente, está tudo bem. Tem tudo a ver com a nossa natureza dissimulada.