sexta-feira, dezembro 06, 2013

FORÇA ESTRANHA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 06/12

O programa de internações compulsórias do governo do Estado, iniciado em janeiro, chegou a novembro com apenas um dependente químico levado à força para tratamento.

FORÇA PRÓPRIA
No mesmo período, o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), que gerencia as internações, registrou 1.970 voluntárias (por vontade do paciente) e 220 involuntárias (a pedido da família).

VONTADE
"Havia carência de atendimento. Por isso o número de internações por vontade própria predomina", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador do Programa Recomeço. Não há dados sobre a taxa de recuperação, segundo ele. Um sistema para monitorar a rede de atendimento que deve estar funcionando até o fim do ano vai permitir conhecer o índice.

BRAÇOS ABERTOS
A CUT também ofereceu emprego a José Dirceu, para que ele pudesse sair da prisão por um período do dia, como prevê o regime semiaberto. O ex-ministro declinou. Achava que, como a entidade recebe imposto sindical, a repercussão da iniciativa seria negativa.

CHANCE ÚNICA
Além da central, um grande empresário, ligado ao setor de educação, concordou em conversar sobre a possibilidade de empregar o petista. Desistiu.
Vingou então a proposta de empregá-lo no hotel Saint Peter, do empresário Paulo Abreu, em Brasília.

TAPETE VERMELHO
Beth Carvalho, que encerrou a "roda de samba" organizada na segunda pela Prefeitura de SP no Theatro Municipal, deixou o palco emocionada. "Ainda há muito preconceito [com o ritmo]", disse a cantora, lembrando iniciativa parecida que tomou no Rio, em 2005, quando gravou DVD no principal teatro carioca. "Muita gente [da plateia] nunca tinha pisado no Municipal. Mas eu botei meus nego' lá."

PRIMEIRA CLASSE
O dono da rede Habib's, Alberto Saraiva, alugou um navio da MSC para 4.200 pessoas e levou 200 convidados VIPs, além de milhares de funcionários, para uma viagem dos sonhos pelo litoral. Motivo: ele e a mulher, Claudia, comemoram 25 anos de casados. Dois artistas deram shows para animar a festa: Latino e Michel Teló.

SUAVE RETORNO
Entre os convidados hospedados em 60 suítes exclusivas estão os empresários Benjamin Steinbruch, da CSN, Flávio Rocha, da Riachuelo, Amilcare Dallevo, da RedeTV!, Sebastião Bonfim, da Centauro, e o apresentador Otávio Mesquita. Os funcionários também participaram de uma convenção. O navio retorna hoje a Santos, depois de passar por Búzios (RJ) e Ilhabela (SP).

VALE A PENA
Entre os convidados de Saraiva circulava a informação de que a "diária" do navio da MSC não sai por menos que US$ 500 mil.

PATRÃO
A pedido de Silvio Santos, a banda que vai animar a festa de casamento de Silvia Abravanel, filha do apresentador, preparou uma sequência de músicas "mais clássicas" para o show, hoje, em SP. "Vamos ter Julio Iglesias, Luis Miguel, canções tipo bolerão", explica Flávio Romeu, do grupo Saint Paul, que se apresenta pela terceira vez em um evento da família. O conjunto cobra cachê de R$ 15 mil, em média.

TRIO ELÉTRICO
A modelo Schynaider Moura está grávida. É o terceiro bebê dela e do empresário Mario Bernardo Garnero. Casados desde 2008, eles já têm duas meninas.

LUZ NA PASSARELA
A atriz Mariana Ximenes apresentou a 10ª edição do Concurso Faap Moda, anteontem, no teatro da faculdade. Os estilistas Oskar Metsavaht, Lino Villaventura e Pedro Lourenço, com a mãe, Gloria Coelho, foram ao evento, que também contou com a presença do diretor de marketing Nelson Camargo.

LIVROS DE OURO
O escritor José Luiz Passos, autor do romance "O Sonâmbulo Amador", venceu o 11º Prêmio Portugal Telecom de Literatura, entregue anteontem no Auditório Ibirapuera. Os atores Matheus Nachtergaele e Camila Morgado foram mestres de cerimônias. Estiveram na plateia o presidente da Oi e da PT Portugal, que patrocina o concurso, Zeinal Bava, e sua mulher, Fátima.

CURTO-CIRCUITO
Jota Erre lança o livro "Estrambólico", hoje, na Livraria da Vila da alameda Lorena, às 18h30.

Adriano Diogo e José Carlos Dias participam de debate sobre a ditadura, hoje, às 18h, no CCBB, na Sé.

Bia Duarte leva obras de Carmem Gusmão, David Dalmau e Federico Guerreros para mostra em Miami.

A festa Tô Q Tô tem mais uma edição no Cine Joia, amanhã, às 23h. 18 anos.

O ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, toma posse na segunda como associado honorário do Instituto dos Advogados de SP.

Nenhum comentário: