sexta-feira, dezembro 20, 2013

Dança da cadeira - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/12

O destino de Aloizio Mercadante está no topo da lista de prioridades de Dilma Rousseff. O ministro da Educação deve deixar a pasta e pode ir para a Casa Civil ou para o QG de campanha. Ministros do PT têm feito lobby para que o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Gabas, vá para o lugar de Gleisi Hoffmann. Os petistas avaliam que, se Mercadante assumir, continuará no posto caso Dilma se reeleja. "Ninguém consegue tirá-lo depois'', constata um aliado.

Bem na fita Outra ala de petistas diz, em defesa de Mercadante, que ele tem sido mais "low profile'' nas reuniões políticas e que a presidente o considera uma peça de segurança do governo.

Garupa Gabas tornou-se próximo de Dilma. Foi com o secretário que ela deu o já famoso passeio de moto.

Ficou para... Dilma pretendia discutir com Lula ontem decisões da pré-campanha, mas a agenda encavalou com a festa de fim de ano do instituto do ex-presidente.

... depois Uma das preocupações é a escolha de um local para que comece a funcionar até fevereiro o núcleo operacional da campanha. O grupo que cuidará da logística será escalado em janeiro.

Brasa Diante da demora de Dilma no evento com catadores de rua, em São Paulo, Lula pediu a assessores para ligarem a TV. Assim que terminou a fala da aliada, mandou ligar a churrasqueira.

Dublê O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), levou um susto ao entrar sob vaias no palco do Natal dos catadores. Só depois notou que os apupos eram para Paulo Maluf (PP).

Aí, não Auxiliares de Dilma dizem que ela iria se queixar a Lula pelo fato de a CUT incentivar greve de fim do ano nos aeroportos. Ontem, aeronautas aceitaram proposta das empresas aéreas e cancelaram a paralisação.

Frente verde Além de buscar aproximação com o PV, aliados de Eduardo Campos (PSB) abriram negociações com o PEN. Os pessebistas acreditam que os cerca de 600 candidatos a deputado que a sigla quer lançar pelo Brasil podem ajudar a campanha do pernambucano.

Enturmada O grupo de Marina Silva temia que Eliana Calmon, que optou por se filiar simbolicamente à Rede, ficasse isolada no PSB. Os marineiros ficaram aliviados quando viram que Lídice da Mata (PSB) apresentou pessoalmente a juíza aposentada aos outros pessebistas.

Atalho 1 Sem acordo para votar o novo Código da Mineração na semana passada, como havia sido anunciado por Henrique Alves (PMDB-RN), peemedebistas articulam para que o projeto seja apresentado diretamente no plenário em 2014, após o recesso.

Atalho 2 A manobra tem o objetivo de evitar pressão de empresas mineradoras sobre deputados da comissão especial que discute o tema. Alguns desses parlamentares propõem a criação de uma participação especial para o setor, nos moldes do petróleo.

Cabe... A propaganda da Fiesp em que Paulo Skaf comemora a derrubada do reajuste do IPTU provocou desconforto na Associação Comercial de São Paulo e na Fecomercio. As duas entidades integram a ação que questionou o aumento e dividiram os gastos com advogados.

... mais um? Dirigentes afirmam que Skaf tenta protagonizar o caso, em busca de popularidade para a disputa pelo governo paulista em 2014. A Associação Comercial é área de influência de Gilberto Kassab (PSD), que também é pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"A escolha dos novos caças suecos coloca o Brasil em posição de cobaia. É como decidir aplicar uma vacina que nunca foi testada."

DO DEPUTADO ESTADUAL ORLANDO MORANDO (PSDB-SP), sobre a decisão do governo de comprar o Gripen NG, que nunca foi usado em operações militares.

contraponto


Sandálias da humildade
Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aproveitou a última sessão do ano, na quarta-feira, para agradecer aos colegas pelo empenho em 2013. Os senadores brincaram com Vital, cotado para assumir o Ministério da Integração Nacional na reforma da Esplanada.

--Vou apresentar uma proposta para que o senhor possa ser ministro e presidente da CCJ, acumulado --disse Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Sem jeito, o peemedebista respondeu:

--Espero estar aqui no ano que vem!

Nenhum comentário: