segunda-feira, dezembro 09, 2013

Dada a largada - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/12

A presidente Dilma Rousseff liberou que seus dois comitês de campanha comecem a funcionar a partir de fevereiro. Um deles ficará em Brasília e concentrará a equipe política. Esse time cuidará de sua agenda, do programa de governo, dos partidos aliados e de parte da comunicação. O segundo ficará em São Paulo, e concentrará a arrecadação de recursos e a costura das alianças do PT pelo país. O presidente nacional do partido, Rui Falcão, pilotará as duas equipes.

Hollywood O estúdio de TV e a equipe do marqueteiro João Santana também deverão se fixar em São Paulo.

"Luz, câmera" As equipes de TV do PT registraram em vídeo a participação da presidente Dilma no sorteio da Copa. A ideia é usar as imagens do evento na propaganda do ano que vem.

Pororoca 1 O novo presidente do PT paulista, Emídio Souza, convidou todos os partidos da base de Dilma para sua posse, hoje. Há chances de que o prefeito Fernando Haddad, o ex Gilberto Kassab e o vereador Antonio Donato (PT) se encontrem.

Pororoca 2 Donato deixou a Secretaria de Governo de Haddad depois de ser citado nas investigações da máfia dos auditores fiscais municipais, que também registram acusações contra a gestão de Kassab, seu antecessor.

Verde Fabio Feldmann, ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, e José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente de FHC, oferecem jantar hoje, em São Paulo, ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). Participam 50 ambientalistas de organizações não governamentais como o Greenpeace.

À mesa Eduardo Campos (PSB-PE) reuniu, no sábado, secretários e ex-secretários em sua casa para o tradicional almoço de fim de ano. Dentre os presentes estavam os petistas Humberto Costa e Fernando Duarte.

Café... Aliados de Aécio Neves se irritaram com a falta de empenho do governador Geraldo Alckmin na articulação de uma aliança com o PPS em torno da candidatura presidencial do mineiro.

... frio Parte dos 80 delegados do PPS paulista, que ocupa uma secretaria no governo Alckmin, votou a favor de um apoio da sigla a Eduardo Campos. "Delegados próximos a um secretário de Alckmin votam pelo apoio a Campos. Muito estranho, não?", diz um político do círculo de Aécio.

Olha eu Campos deve reforçar suas viagens pelo Nordeste na reta final do ano. Correligionários detectaram nas últimas pesquisas que o pré-candidato à Presidência ainda é desconhecido por 40% dos eleitores de sua própria região, taxa similar à que tem no Sul (41%).

Adesão Mesmo sem conversas formais sobre o tema, o nome de Silas Brasileiro (PMDB-MG) começa a ganhar o apoio tanto do Palácio do Planalto quanto de Michel Temer e da bancada peemedebista na Câmara para substituir Antonio Andrade no Ministério da Agricultura a partir da reforma da Esplanada, no início de 2014.

Livre... O Brasil ajudou a convencer Cuba a desistir de bloquear o acordo comercial da OMC, em Bali. Acionado pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo, que estava na Indonésia, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) telefonou de Brasília para o ministro do Comércio Exterior cubano Rodrigo Malmierca, de quem é amigo.

... e solto Quando a reunião foi retomada, a posição de Cuba havia mudado e o acordo comercial global entre 159 países, o primeiro em 20 anos, foi assinado.

tiroteio
"As licitações dos portos estão parecendo o Titanic: festa demais no lançamento e naufrágio previsto para o primeiro cruzeiro."

DO DEPUTADO FEDERAL MÁRCIO FRANÇA (PSB-SP), sobre a ameaça do TCU de suspender a concessão de portos no país por suspeita de direcionamento.

contraponto


O preço do machismo
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) explicava na Câmara, na quarta-feira, como será a atuação da PF na investigação do cartel do metrô em São Paulo. Foi defendido pelos líderes dos partidos aliados. Tudo ia bem até que a deputada Manoela D´Ávila, líder do PC do B e ex-namorada do ministro, pediu a palavra para defendê-lo. Ao terminar, ela ouviu do tucano Duarte Nogueira:

--Ah, tem razões que só o coração conhece!

As outras deputadas se revoltaram, teve início um bate-boca e Manoela reagiu:

--Se eu fosse um homem, o senhor não teria dito isso.

Nenhum comentário: