quinta-feira, dezembro 12, 2013

Cruzando os dedos - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/12

O Palácio do Planalto monitorou ontem o julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre doações de empresas para campanhas eleitorais. A expectativa de auxiliares de Dilma Rousseff é que a regra de proibição do financiamento seja aprovada, e a dúvida é se ela valerá já para 2014. A avaliação dos assessores é que a vedação, na prática, favorecerá candidatos que estão no poder, como a petista. Os adversários terão menos recursos para viabilizar a tarefa de se tornar conhecidos.

Vai que cola O governo ainda vai tentar "vender" a proibição como fruto dos cinco pactos lançados por Dilma após os protestos de junho.

Olho... O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, indicou os ministros auxiliares que vão fiscalizar propaganda antecipada de pré-candidatos à Presidência.

... na tela Dois são do STJ: os ministros Maria Thereza e Humberto Martins. O terceiro é Admar Gonzaga, que foi advogado do PSD e hoje é ministro substituto.

Agrega valor Eduardo Campos (PSB) falou por telefone na terça-feira com José Luiz Penna, presidente nacional do PV. O presidenciável, que busca o apoio dos verdes, combinou de conversar com o dirigente pessoalmente.

Noivado Roberto Freire vai ao Recife na segunda-feira para anunciar a decisão do PPS de indicar seu apoio ao governador pernambucano. Freire quer que o partido ajude a elaborar o programa de governo de PSB e Rede.

Ponto final O presidente do PPS responde às críticas feitas por tucanos à indicação de apoio a Campos, em detrimento de Aécio Neves: "O PPS tem independência e faz o que bem entender. Não precisamos dar satisfação a outros partidos".

Aleluia 1 O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), procurou deputados da bancada evangélica para negar que Campos, se eleito, vai acabar com a imunidade tributária das igrejas.

Aleluia 2 O boato foi difundido nas redes sociais a partir de proposta feita por um eleitor no site Mudando o Brasil, que recolhe ideias para o plano de governo.

Tá... José Eduardo Cardozo ofereceu queixa-crime anteontem no Tribunal Regional Federal da 3ª Região contra José Anibal (PSDB-SP), por ter utilizado "expressões injuriosas" sobre ele para rebater denúncias de corrupção em licitações de metrô do governo de São Paulo.

... registrado Anibal chamou o ministro da Justiça de "vigarista" e o acusou de falsificar documentos. A queixa, a cargo do escritório Bottini e Tamasauskas, pede condenação criminal do secretário de Energia paulista.

Chega mais Dilma vai convidar Joaquim Barbosa para o coquetel de fim de ano com líderes partidários, no Palácio do Alvorada, que acontece semana que vem.

Em tempo O gesto é interpretado como uma tentativa de desfazer o mal-estar com o presidente do STF, que não foi chamado para compor a comitiva brasileira no funeral de Nelson Mandela.

Cérebro Gilberto Kassab (PSD) incentiva, nos bastidores, a aproximação de PSB e Rede com o pré-candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf. O plano inclui lançar Walter Feldman como vice de Skaf. Tudo para atrapalhar a aliança de Geraldo Alckmin (PSDB) à reeleição.

Lado B Pessebistas que negociam com Alckmin já admitem aderir a Skaf como opção. O receio é que Michel Temer (PMDB) intervenha para evitar dar palanque a Eduardo Campos em São Paulo.

Visita à Folha Celso Lafer, presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Carlos Eduardo Lins da Silva, consultor em Comunicação e ouvidor da Fapesp.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"A nova Executiva do PT quebra a lógica do colegiado e retoma o hegemonismo que foi a razão das nossas crises recentes."

DO DEPUTADO PAULO TEIXEIRA (PT-SP), candidato derrotado à presidência do partido, sobre o predomínio do campo majoritário na nova direção petista.

contraponto


A má educação
Em sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ontem, Esperidião Amin (PP-SC) se posicionou contra a realização de um seminário para debater financiamento de campanha. Chico Alencar (PSOL-RJ) brincou:

--Esperidião, me admira você, católico praticante, ser contra seminário.

--Só estive por dois anos em seminário, Chico, ainda menino. Não tenho compromisso de ser a favor deles pelo resto da vida! --respondeu Amin, rindo.

Nenhum comentário: