quarta-feira, dezembro 11, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A CBF está indignada com os acontecimentos”
José Maria Marin, presidente da CBF, sobre o conflito de marginais em Joinville


DILMA LIDERA, MAS 57,18% AINDA NÃO TÊM CANDIDATO

Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto, mas um detalhe deixa a disputa em aberto: quando solicitados a dizer espontaneamente em quem pretende votar para presidente no próximo ano, 57,18% dos entrevistados afirmam que ainda não sabem. Sem contar outros 6,26% que responderam “ninguém”. O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.250 eleitores, entre os dias 3 e 7 deste mês, em 158 municípios brasileiros.

JÁ FOI PIOR

A pesquisa apurou que o desinteresse do eleitorado em dezembro (57,18%) era maior em setembro: 62,88% não sabiam em quem votar.

ESPONTÂNEA

Dilma lidera na espontânea (16,35%), seguida de Lula (6,13%), Aécio (4,69%), Marina (3,86%), Eduardo (2,04%) e Serra (1,72%).

ESTIMULADA

Na estimulada, quando o entrevistado vê uma lista de nomes, Dilma tem 43,4%, Aécio 17,14%, Joaquim Barbosa 15,61% e Eduardo 6,93%.

FATOR JOAQUIM

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, aparece com apenas 1,11% na pesquisa espontânea, mas sobe para o 3º lugar na estimulada.

PT COGITA TROCAR TEMER POR JOSUÉ NA VICE DE DILMA

A pretexto de aproximar Dilma do empresariado, o PT adotou a lógica do ex-presidente Lula, já revelada nesta coluna, de trocar o vice Michel Temer por Josué Gomes, filho do falecido José Alencar. A filiação de Josué ao PMDB-MG foi pilotada por Lula pessoalmente, insinuando sua candidatura ao governo de Minas, estado onde o empresário não vive e mal conhece. Mas o alvo real era mesmo a vaga de Temer.

TEM FUTURO

A cúpula do PMDB nem sequer admite a hipótese de Temer ceder a vice de Dilma, mas vê Josué como possível presidenciável para 2018.

FALTA PULSO FIRME

Voltaram a pipocar críticas a Michel Temer na Câmara: o PMDB não se conforma com o corte das emendas e o veto ao Orçamento Impositivo.

POUCOS DISSIDENTES

Apesar das insatisfações, o PMDB acredita que, com as negociações, só três estados votarão contra reedição da chapa Dilma-Temer.

SONO DOS JUSTOS

O embaixador Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, dormiu só 3 horas nos primeiros quatro dias da reunião em Bali, costurando o acordo que o faria entrar para a História. Com o término da reunião, no domingo, foi à forra: dormiu 19 horas seguidas.

ZERO EM GEOGRAFIA

Dilma viveu dois momentos “saia justa” na homenagem a Mandela em Johanesburgo: chamou sul-africanos de “sul-americanos”, lendo o texto, e usou uma écharpe preta sobre a roupa branca, a única na cerimônia.

EMBROMATION

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) ainda não explicou por que em 2011 extinguiu a Câmara Técnica de Combate à Intolerância Esportiva. Enquanto funcionou (um ano), a Câmara fixou padrão de atitude das polícias, dentro e fora dos estádios, que evitou as brigas.

NEGOCIAÇÃO

Durante o jantar com Aécio Neves (MG), domingo (8), Eduardo Campos (PE) pediu apoio mútuo PSB-PSDB em Minas e Pernambuco. Campos teme perder o governo estadual, se houver segundo turno.

PARA BOM ENTENDEDOR...

Para quem já chamou Lula de “o cara”, apertar a mão do ditador Raúl Castro tem o mesmo sentido. Barack Obama criticou “os líderes que se dizem solidários à luta de Mandela, mas não toleram a dissidência”.

CONSUMIDOR LESADO

O dono de um carro Azera, da Hyundai, aguarda há 40 dias um para-choque traseiro e sensores de estacionamento, destruídos após batida. Conhecido advogado de Brasília, ele vai à Justiça contra o desrespeito.

NÃO DÁ IDEIA

O blog do Financial Times concluiu que Dilma foi mau negócio para o Brasil, depois de Lula, “um pragmático capitalista”. Desfia a sucessão de erros econômicos e estratégicos, causa dos protestos em junho.

XABU MISTERIOSO

Esquisita a parceria com a China: além de torrar R$ 160 milhões num foguete louvando feitos maoístas, o Brasil de nada sabe. Sob censura, a imprensa chinesa não tem sequer foto do fiasco da geringonça.

NOTÍCIA DO FIM DO MUNDO

Após a revelação de que Lula teria sido dedo-duro na ditadura, a Comissão da Verdade talvez apoie a exumação do ex-líder sindical.


PODER SEM PUDOR

QUEM CEDO MADRUGA

Coronel Floro Bartolomeu, braço direito (e político) do Padre Cícero, vivia dando conselhos a um afilhado muito preguiçoso:

- Menino, um homem dorme seis horas. A galinha, sete. O porco e outros bichos dormem de oito em diante...

Um dia, o filho do vizinho achou um pacote de dinheiro às cinco da manhã.

- Menino, está vendo? O Zeca só achou o dinheiro porque saiu às cinco.

- É, padrinho Floro, mas quem o perdeu saiu às quatro...

Nenhum comentário: