domingo, novembro 24, 2013

Quem ficou rico no Brasil - VINICIUS TORRES FREIRE

FOLHA DE SP - 24/11

Espírito Santo lidera crescimento no século e fica atrás apenas de Rio e SP em renda per capita


O NORDESTE seria a região que mais teria crescido no Brasil "nos últimos tempos", nos anos Lula etc. Era o que a gente tinha a impressão de ouvir por aí.

Bem, o Centro-Oeste cresceu mais entre 2002 e 2011. Quietinho, quietinho, o Estado que mais cresceu foi o Espírito Santo. Também foi o que se tornou relativamente mais rico neste século: o aumento de seu PIB per capita também foi o maior.

Os capixabas tinham em 2011 o terceiro maior PIB per capita do Brasil, depois de São Paulo e Rio (exclui-se aqui o Distrito Federal, uma anomalia estatística, entre outras). Em 2002, estavam em sétimo lugar.

As economias de Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, pela ordem, estão no G4, na "zona de rebaixamento" --foram as que cresceram menos.

Esquisito mesmo, porém, é que alguns Estados se tornaram relativamente mais pobres entre 2002 e 2011. O PIB per capita do Pará ficou estagnado ou decresceu e o de Rondônia cresceu pouco; os de Amazonas, Amapá, Roraima e Acre decresceram.

É o que se pode depreender do balanço das Contas Regionais (PIB por Estados) de 2011, divulgado pelo IBGE na sexta-feira passada. O IBGE divulgou só o PIB per capita de 2011, baseado na contagem de população dos municípios enviada ao Tribunal de Contas da União em 2011.

No entanto, fazendo contas pela estimativa de população da Pnad-IBGE, é possível fazer uma comparação aceitável dos PIBs per capita ("renda per capita") dos Estados entre 2002 e 2011.

Não aconteceu nenhuma catástrofe econômica nos Estados do Norte. As economias do Pará e de Rondônia estão em segundo e terceiro lugares na lista das que mais cresceram. Porém, houve um crescimento brutal das populações desses Estados, o que puxou para baixo seu PIB per capita, claro.

O que o Espírito Santo tem? Commodities (minerais metálicos, papel e celulose, petróleo e gás), por exemplo. Em 2002, 6% do PIB do Estado vinha da indústria extrativa; em 2011, 22,3%.

O grande setor da economia que mais cresceu no Brasil desde 2002 foi o extrativista. Porém, observando estatísticas antigas, vê-se que o Estado cresce bem mais do que o Brasil desde os anos 1980.

Piauí e Maranhão vêm logo depois do Espírito Santo em termos de velocidade do crescimento da renda per capita. Mas sua base (renda inicial) era muito baixa. Os desempenhos mais consideráveis, a seguir, são os de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que tiraram proveito do crescimento de agropecuária e indústria extrativa, embora Mato Grosso do Sul tenha feito um progresso mais "completo", se industrializando bem.

Fora da região Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo registraram a menor alta do PIB per capita, não muito longe, é verdade, da Bahia e do Rio. Nesses Estados, o peso da indústria de transformação ("fábricas") era grande em 2002 e ainda é relevante.

Os tropeços feios do crescimento industrial parecem ter prejudicado o desempenho deles. Mas Santa Catarina tem indústria de peso e não foi nem de longe tão mal. Além do mais, São Paulo tem a economia mais diversificada do país, as maiores e melhores universidades e é o centro financeiro do Brasil. Por que não inventou negócios novos?

Nenhum comentário: