quinta-feira, novembro 07, 2013

O vice de Alckmin - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/11

O PSDB não abrirá mão de um tucano na vice do governador Geraldo Alckmin (SP).. Explicam que o vice assumirá e, por isso, tem que ser afinado com o eleito. O modelo é o de Aécio Neves (MG). No primeiro mandato, o vice foi Clésio Andrade; e, no segundo, o tucano Antonio Anastasia. Mas o PSB não ficará de fora. Os tucanos trabalham com a candidatura de Luiza Erundina ao Senado.

O drama de Eduardo Campos
No comando de suas campanhas, tucanos e petistas afirmam: "Eduardo Campos virou refém da Marina Silva". Dizem que "ele não pode dar um passo ou conversar com alguém sem combinar com ela antes" Reconhecem que a ex-ministra agregou, fazendo o socialista atingir dois dígitos nas pesquisas de intenções de voto. Mas avaliam que a postura excludente de Marina vai estreitar alguns palanques. Este não seria o seu único obstáculo. Acrescentam que ele está carente de palanques nos estados. E que precisa deles para dar visibilidade, nos dias dedicados à campanha regional na TV, para sua candidatura ao Planalto.


"Não sou ansioso. Hoje há um monólogo. Só a presidente Dilma, que governa, tem visibilidade. Lá na frente (na campanha), não será a mesma coisa"
Aécio Neves
Candidato à Presidência, senador (MG) e presidente do PSDB

Efeito Marina
Feita no embalo da adesão de Marina Silva ao PSB, pesquisa do PMDB aponta que o candidato Eduardo Campos tem 10,7% no Rio. A presidente Dilma lidera com 36,8%, e o tucano Aécio Neves tem 18,3%. Indecisos, em branco e nulos somam 34,3%.

Sobe e desce
O governador Sérgio Cabral(Rio) recebeu pesquisa realizada de 26 a 30 de outubro. Nela, o ministro Marcelo Crivella (Pesca)lidera a disputa para o governo com 24,3%. O líder do PR, Anthony Garotinho,tem 22,8%. O senador Lindbergh Farias (PT) tem11,9%, Bernardinho (PSDB) tem 8,2% e o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem 6,9%.

Vacina
Empolgado com a candidatura de Bernardinho (PSDB) ao governo do Rio, o presidente tucano, Aécio Neves, avisa que "a decisão sobre a candidatura será tomada em conjunto com nosso principal aliado, o DEM, em março"

A dança das cadeiras
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), quer votar, na próxima semana, projeto aprovado no Senado que rejeita a atualização das bancadas dos estados. O TSE corrigiu distorção que beneficiava alguns estados. Os que mais ganhariam deputados são: Pará (4), Ceará (2), Minas Gerais (2). Os que mais perderiam: Paraíba (2) e Piauí (2). O Rio perderia uma cadeira.

Nada se cria, tudo se copia
A TV Brasil, estatal do governo federal, planeja criar versão do programa Roda Viva, produzido pela TV Cultura, estatal do governo paulista. Foi esse programa que a TV Brasil não retransmitiu quando a entrevistada foi Marina Silva (Rede).

Vai entender
Luciana Genro anda dizendo que só retira sua candidatura a presidente pelo PSOL em favor de Marcelo Freixo. Alega afinidade política e rejeita Chico Alencar. Mas, no congresso do PSOL, Chico e Freixo assinaram a mesma tese.

Pressão sobre o PP, que comanda o Ministério das Cidades. O PT o quer na aliança da reeleição. O PSDB o quer neutro, como nas eleições de 2010.

Nenhum comentário: