sábado, novembro 09, 2013

O jogo do PP - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 09/11

A reforma ministerial movimenta os bastidores da política. No Ministério das Cidades, por exemplo, diante da decisão do ministro Aguinaldo Ribeiro de concorrer, no mínimo, a um novo mandato de deputado federal em 2014, o papel de secretário executivo trocou de mãos. Saiu Alexandre Cordeiro de Macedo, que era técnico da Controladoria-Geral da União (CGU), indicado pelo presidente do partido, Ciro Nogueira. E entrou Carlos Antonio Vieira Fernandes, servidor da Caixa Econômica Federal, que ocupava a Diretoria de Desenvolvimento Institucional na secretaria executiva. Há quem diga que a ascensão de Vieira Fernandes está apenas começando. Por ser ligado ao ministro e ter recebido sinal verde de Dilma para a secretaria, não está descartado que o servidor fique no lugar de Aguinaldo em um futuro próximo.


Enquanto isso, na sede do partido…

Ciro volta suas baterias para o Ministério da Integração Nacional. Quem o conhece garante que ele sonha conquistar a vaga com uma estratégia diferente daquela adotada pelo PMDB, que há um mês espera a nomeação do senador Vital do Rêgo Filho. Enquanto o PMDB apresentou o senador como candidato a ministro, o PP pretende chegar a um nome em conjunto com a presidente Dilma Rousseff. É mais o estilo dela.

Ô trem bão!!!

O consórcio Vetec Engenharia Ltda. e Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda. ficará responsável pelo trem de passageiros Brasília-Luziânia. Valor: R$ 1,8 milhão. Mais barato do que muitos quilômetros de estrada contratados pelo país afora.

Meia-volta

Cid Gomes convidou Eunício Oliveira para um jantar do Pros ontem. Isso, somado às últimas declarações de Cid, de que deseja manter a aliança com o peemedebista por décadas, deu a muitos a leitura de que uma dobradinha entre Pros e PMDB não está morta. Especialmente, depois que a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, no embalo das eleições internas petistas, subiu várias oitavas na defesa de uma candidatura própria de seu partido ao governo estadual.

Nem vem
O presidente em exercício do PTB, Benito Gama, avisa que essa história dos senadores almoçarem com Aécio Neves, do PSDB, nada tem a ver com a sucessão presidencial. “Que fique claro: Nós vamos de Dilma. É muito ruim esse história de ficar indo e voltando”, diz Benito, que já foi do PFL do ex-senador Antonio Carlos Magalhães.

“No meu Ministério posso não ter tinta na caneta, mas tenho um balde de saliva”
Ideli Salvatti, ministra de Relações Institucionais, aos integrantes do novo bloco de apoio ao governo, PP-Pros

O primeiro milho/ O vice-presidente Michel Temer terminou a visita oficial à China bastante otimista com a perspectiva de eliminação de barreiras à importação da carne bovina brasileira pelos chineses. O ânimo aumentou depois da conversa com o presidente Xi Jinping, o vice Li Yuanchao, e a assinatura de um contrato de R$ 4 bilhões para exportação de milho brasileiro à China. Falta a carne.

Pensa que acabou?/ Michel Temer seguiu para os Emirados Árabes. Visita Abu Dhabi e Dubai.

Todo dia…/ Os parlamentares andam cansados da rotina do plenário. “Temos o horário do Mauro Benevides, depois vem o pequeno expediente, o grande expediente e, por fim, o horário da briga do Rio de Janeiro. Depois, é que vem a Ordem do Dia”, diz o deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP).

…eles fazem igual/ Emanuel se refere aos embates constantes entre Anthony Garotinho e Eduardo Cunha. Hoje, os antigos aliados são adversários ferrenhos e ambos líderes na Câmara, Garotinho do PR e Cunha, do PMDB. O posto lhes garante falar praticamente a hora que der na telha, ou seja, quase sempre. Resultado: a disputa da província está transferida para o plenário da Casa.

Te cuida, PCdoB!/ Se der tudo errado do ponto de vista eleitoral, o PSB poderá, pelo menos, tentar desancar o partido comunista do Brasil como o mais afinado com o esporte. Os socialistas têm agora o nadador Xuxa (foto) em São Paulo, o ex-técnico de vôlei Radamês Lattari, no Rio de Janeiro. Vão se juntar a Magrão, o goleiro do Sport, do Recife, e o jogador Romário, presidente do PSB carioca.

Nenhum comentário: