domingo, novembro 17, 2013

O contrabando - ILIMAR FRANCO

O GLOBO  - 17/11

Está em curso operação para usar o Código de Mineração para dificultar a demarcação de terras indígenas e quilombolas, novos assentamentos e parques ambientais. O relator do Código, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), no artigo 109, dá poderes à Agência Nacional de Mineração analisar previamente e rejeitar atos que possam afetar o potencial da atividade de mineração. 

Avançando o sinal 
Empresários e entidades do setor da construção civil estão pressionando o governo Dilma para que anuncie a terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida. Essa seria executada a partir de janeiro de 2015. Alegam que pode haver um desaquecimento do setor se não houver uma sinalização positiva de perenidade do programa. Mas a presidente Dilma não deve atendê-los. Um ministro explica que há uma eleição pelo meio e que um anúncio de programa para ser executado em 2015 passaria uma imagem arrogante de “já ganhou”. Mas diz que será feita uma sinalização para o setor, e que a fase três do programa será uma das propostas da candidatura da presidente à reeleição. 

“O fim do ano, as eleições chegando, e a atividade parlamentar fica vulnerável aos apelos da galeria” 
Ideli Salvatti 
Ministra das Relações Institucionais, sobre a chamada pauta-bomba em apreciação no Congresso 

Escorre pelos dedos 
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, está nas mãos do desportista Bernardinho, no Rio. Sua relutância está desidratando a candidatura ao governo de Cesar Maia (DEM), ex-prefeito do Rio, e, até agora, seu único palanque no estado. 

Na janela 
O recém criado PROS, que abrigou o governador Cid Gomes, quando esse deixou o PSB, está vendendo o nome do ex-ministro Ciro Gomes para ocupar o Ministério da Saúde na reforma ministerial do próximo mês. Eles apostam que a presidente Dilma gosta do estilo dele e que Ciro não vai deixar a peteca cair e sustentar o programa Mais Médicos. 

Pedido de socorro 
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, foi ao ex-presidente Lula, em São Paulo. Candidato . ao governo do Ceará, pediu a Lula que faça uma ponte com o governador Cid Gomes (PROS), que tem uma preferência, a secretária Izolda Coelho. 

A bela e a fera 
O discurso de sustentabilidade urbana da chapa do PSB ao Planalto, Eduardo Campos e Marina Silva, incomoda o governo. Na quarta-feira, será a vez da presidente Dilma bater o bumbo, no ato de abertura da 5ª. Conferência das Cidades. Ela terá como slogan “Reforma Urbana Já”. De olho na eleição, o seu antecessor, Lula, está sendo mais uma vez chamado para a solenidade do governo. 

Operação bafo 
O presidente do Senado, Renan Calheiros, faz intensa pressão sobre o PT. Ele quer apoio para o PMDB na eleição para o governo de Alagoas. Mas os petistas locais não excluem caminhar com a candidatura do senador Benedito de Lira, do PP. 

Na ilha da fantasia 
Os petistas também ficaram escandalizados com o anúncio feito pelo governo Agnelo Queiroz de aluguel de um jatinho. E diante da indagação sobre o que faz sua assessoria, os petistas comentam que o governador não ouve ninguém. 

“A RUA, A NAÇÃO E O SONHO”, livro do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), será lançado em dezembro com apresentação do deputado Marcelo Freixo.

Nenhum comentário: