quarta-feira, novembro 20, 2013

Muita calma nessa hora - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 20/11

Uma linha fina separa hoje o PT, principal partido do governo Dilma, de uma crise institucional com o Supremo Tribunal Federal, mais especificamente com o seu presidente, Joaquim Barbosa.

Diante disso, a tarefa da presidente Dilma Rousseff tem sido cobrar juízo do seu partido. Que os petistas façam o discurso de defesa dos seus, mas sem deixar que isso vire uma guerra que respingue no governo. Afinal, na avaliação de assessores do Planalto, qualquer ação contra Barbosa por parte do PT pode terminar respingando no governo.

Só o PT faz coro contra o Supremo Tribunal Federal. Os demais partidos, PP, PR e PTB, viram os seus seguirem para o banco dos réus sem qualquer manifestação de apoio partidário.

Último foco
Os peemedebistas fizeram os cálculos e consideram que, depois da conversa de Dilma Rousseff com Jader Barbalho e as perspectivas de acordo no Ceará, resta apenas um local, além da Bahia, que pode fazer estrago na aliança PT—PMDB: o Rio de Janeiro. Se os petistas cumprirem a promessa de deixar o governo de Sérgio Cabral no dia 25 deste mês, será uma declaração de guerra.

CEB na mira
Em 30 de julho, a Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira da Aneel enviou o Ofício 737 à CEB para cobrar o plano de ação com o qual a companhia pretende equacionar o desequilíbrio financeiro. O prazo terminou este mês e o plano não chegou.

In loco
Os parlamentares visitarão três das sete obras que foram colocadas na lista das irregulares pelo Tribunal de Contas da União. A ideia é ver como estão e depois liberar para receber recursos. Devem começar pela Vila Olímpica, em Parnaíba, no Piauí.

Alvo mor
Depois de detectar que o eleitorado jovem prefere Marina Silva, o governo decidiu fazer um seminário com psicólogos, sociólogos e estudiosos das mais diversas áreas para saber o que pensam, desejam e sentem os jovens. Tudo para montagem de programas capazes de empolgar esse segmento do eleitorado. O evento será na quinta-feira, sob a coordenação da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Passadinha/ Aproveitando seus últimos dias de liberdade, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) apareceu no plenário da Câmara para registrar presença. A alguns amigos que se aproximaram, avisou que, se for preso, renunciará ao mandato. Não pretende deixar seus colegas passarem pelo constrangimento de ter de cassá-lo.

Curta temporada/ Valdemar Costa Neto comentou ainda que não vê a hora de acabar logo essa “agonia”. Ele já fez as contas e disse que seu tempo na prisão “vai passar rápido”. Portanto, quanto antes melhor.

Périplo.../ Indicado para presidir a Anatel por mais um período, João Rezende (foto) esteve ontem no Senado para conversar com as excelências. A propósito, dia desses saiu como se o relator da indicação fosse o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Flexa foi escolhido na semana passada para relatar a indicação de Igor Vilas Boas no cargo de diretor da Agência. Vilas Boas é consultor do Senado indicado à Anatel por Renan Calheiros.

...da paz/ O relator da recondução de João Rezende foi escolhido ontem. Será o senador Vital do Rêgo Filho. A ordem é aprovar os dois diretores ao mesmo tempo. Assim, essa chuva, que prometia virar tempestade ao deixar João Rezende para trás, parece que passou. A conferir.

Um comentário:

Anônimo disse...

E eles rouperam. Isso sempre acontece em época de eleições.