quarta-feira, novembro 20, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 20/11

Governo deverá liberar contratações por curto período sem registro em carteira
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, deverá enviar até a próxima sexta à presidente Dilma Rousseff o texto da Medida Provisória que permitirá a admissão de funcionários em períodos curtos sem registro em carteira.

O documento prevê a dispensa do registro para contratações limitadas a 14 dias seguidos, com teto de 60 dias ao ano. "Hoje não existe essa figura na legislação trabalhista", afirma o ministro.

O pedido para a mudança partiu sobretudo de empresas que atuam com turismo e eventos, por causa da Copa de 2014. A nova regra, no entanto, valerá para todos os segmentos, diz Dias.

A FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) afirma que o setor enfrenta demandas sazonais.

"Em alguns eventos, a necessidade cresce por apenas alguns dias. Tem de contratar e depois demitir, o que é ruim também para os funcionários, que ficam com a carteira marcada", diz Alexandre Sampaio, presidente da entidade.

"O governo está preocupado com a redução do emprego entre os mais novos. Esses contratos vão ao encontro do interesse dos jovens."

A FBHA estima que, durante a Copa, serão gerados nas 12 cidades-sedes, em média, 15% a mais de empregos em hotéis, bares e similares.

Mesmo com a dispensa do registro, todos os demais direitos serão mantidos, como pagamento de férias e benefícios previdenciários.

"Atuamos com o Conselho Nacional de Turismo e outras entidades para que haja uma aprovação rápida [da MP] no Congresso", diz o ministro.

Economia britânica
A qualidade de vida de quase a metade dos britânicos não foi influenciada pela recente melhora da economia do país, de acordo com pesquisa realizada pela Ipsos.

Do total de entrevistados pela empresa, 48% afirmaram que não houve efeitos positivos. Apenas 3% disseram sentir um avanço significativo e outros 11% que houve um pouco de impacto.

A maioria dos britânicos também revelou estar preocupada com os possíveis efeitos que poderão ser causados por cortes anunciados pelo governo para a redução da dívida do país.

No universo dos que foram ouvidos, 58% disseram que estão receosos com as medidas. Do outro lado, quatro em cada dez entrevistados (41%) afirmaram não estar apreensivos com as decisões tomadas pelo governo.

Apesar do montante de pessimistas ser maior, o percentual ficou abaixo dos 73% que, em fevereiro de 2011, haviam afirmado estar muito preocupados.

As expectativas dos britânicos também permaneceram negativas em relação às finanças pessoais, ainda de acordo com o levantamento.

Apenas 23% dos ouvidos disseram acreditar que a situação financeira ficará melhor ao longo do próximo ano.

Foram entrevistados para o estudo 1.019 adultos com 18 anos de idade ou mais.

ESTUDO ENERGÉTICO
Um protocolo de intenções para a criação de uma rede de estudos que irá desenvolver produtos em energia renovável foi assinado ontem pelo secretário da Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, e pelo presidente da Fapesp (fundação de amparo à pesquisa), Celso Lafer.

O projeto reunirá especialistas de universidades e empresas de regiões de sete países --Alta Áustria (Áustria), Baviera (Alemanha), Cabo Ocidental (África do Sul), Geórgia (EUA), Québec (Canadá), Shandong (China) e São Paulo.

A intenção do governo é que as pesquisas desenvolvidas pela rede contribuam para o cumprimento da meta do Plano Paulista de Energia, que prevê uma participação de 69% de energia renovável na matriz energética do Estado até 2020.

Empresário... O Índice de Confiança do Empresário do Comércio na cidade de São Paulo subiu 7,4% no mês passado, ao passar de 113,1 pontos em setembro para 121,5 pontos em outubro.

...confiante Foi o terceiro aumento mensal consecutivo do indicador da FecomercioSP. Com a proximidade do fim de ano, aumenta o otimismo do varejista, de acordo com a pesquisa.

Quilômetros... A Fibracem, fabricante de acessórios para o setor de telecomunicações, planeja aumentar sua produção de cabos ópticos no próximo ano.

...a mais O plano da empresa paranaense é passar a fabricar cerca de 600 quilômetros por mês --expansão de 50%.

Pagamento flexível
A start-up rache aqui!, do mercado de meios de pagamento, receberá aporte de mais um investidor, após oito meses de operação.

Marcelo Picchi, executivo do ramo da construção civil, será o segundo a alocar recursos na empresa.

Thomaz Srougi, sócio de uma companhia de investimento, foi o responsável pelo capital inicial do negócio.

"É uma possibilidade de ganhar dinheiro com um mercado em potencial", afirma Picchi.

A ferramenta, criada por Marcelo Srougi, primo de Thomaz, e o administrador Lucas de Faria, permite o pagamento de uma compra com até 15 cartões de crédito diferentes.

"A solução permite rachar' o pagamento de produtos de alto valor entre várias pessoas", diz Faria.

A empresa opera em sete sites de compras, mas pretende chegar a cem em 2014.

"Cobramos uma taxa de 3%, mas também pretendemos trabalhar com venda de licenças de uso por empresa", diz Marcelo.

ALÉM DA ENTREVISTA
Para aumentar a rentabilidade das empresas, diretores de RH precisam aperfeiçoar os métodos de seleção de pessoal e de gerenciamento de funcionários.

Essa é a análise do psicólogo inglês Peter Saville, consultor de empresas e referência em administração de recursos humanos, que estará no Brasil na próxima semana para uma palestra no Insper.

Em relação ao processo seletivo, Saville afirma que é preciso realizar uma "boa entrevista e suplementá-la com dados objetivos do candidato, e não apenas confiar [no que ele diz]."

O inglês também afirma que é possível melhorar os líderes das companhias com treinamento: "Alguns têm maior facilidade para liderar, mas é possível trabalhar isso".

Supermercado... O Grupo Pão de Açúcar acaba de implantar na rede Extra um sistema de compras no qual o cliente adquire os produtos pela internet e os retira em uma loja em até quatro horas.

...de carro Por enquanto, o serviço está disponível apenas na unidade do Morumbi, em São Paulo. Outras oito lojas terão atendimento nesse formato até o primeiro trimestre do ano que vem.

Nenhum comentário: