sábado, novembro 09, 2013

Fica a dica - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/11

Entre os conselhos que o prefeito Fernando Haddad (PT) recebeu nas reuniões com Lula e aliados nesta semana está a necessidade de diálogo mais frequente com o ex-presidente e com a direção do PT. "No partido, quem ocupa cargo estratégico deve saber que suas decisões têm um impacto sobre toda a legenda, e precisa debatê-las", resume um dirigente. A cúpula petista foi surpreendida pelo reajuste da tabela do IPTU --que poderia ter sido menor, na avaliação interna.

Tudo como... Reservadamente, os petistas se dizem frustrados com o distanciamento de Haddad em relação à classe média, um dos alvos que o partido buscava alcançar com sua escolha como candidato a prefeito.

... dantes Pesquisas internas mostram que decisões como a do IPTU e a rápida expansão dos corredores de ônibus tornam o prefeito popular na periferia, mas impedem o avanço do PT nos segmentos de alta renda.

Que fase Um participante do almoço entre Haddad e Lula ontem relata que o prefeito se queixou de ter tido um ano difícil: citou as manifestações de junho pela redução da tarifa de ônibus e a necessidade de corrigir o IPTU.

Bolão No grampo em que discutem que seria boa para o grupo a vitória de Gilberto Kassab em 2014, o auditor Luis Alexandre Magalhães e um interlocutor não identificado avaliam o cenário da eleição de governador.

Clone Dizem que a chance do ex-prefeito é remota e que Alexandre Padilha (PT) seria um "Haddad 2". No fim, concluem que Geraldo Alckmin (PSDB) deve ser reeleito.

Sonhático Enquanto a Rede promove encontro para ajustar os ponteiros com o PSB em São Paulo, o deputado marineiro Walter Feldman busca conciliação mais difícil: está em missão parlamentar no Oriente para reatar o diálogo entre China e Tibete.

Resgate... O governo Dilma prepara uma cerimônia com honras militares para receber o corpo do ex-presidente João Goulart, que será exumado na quarta-feira. Os restos mortais chegam a Brasília no dia seguinte.

... histórico No Palácio do Planalto, haverá uma cerimônia para a qual serão convidados todos os ex-presidentes: Lula, FHC, Fernando Collor e José Sarney. No governo, a reverência a Jango, deposto pelo regime militar em 1964, é vista como um "gesto de esquerda" de Dilma.

Meia volta Depois da lua de mel com tucanos, o PSB estuda desmontar palanques que teria em conjunto com o PSDB em alguns Estados. No Rio Grande do Sul, os pessebistas articulam aliança com o PMDB de Pedro Simon, no lugar do apoio à candidatura de Ana Amélia (PP).

Volver A ideia, agora, é conquistar palanques separados de Aécio Neves (PSDB) em Estados estratégicos. Em São Paulo e Minas, no entanto, onde o PSB se beneficia do acordo com os tucanos, a dobradinha pode sobreviver.

Bomba-relógio Parlamentares da base dizem que houve "falha" na articulação política do governo no Congresso por não sufocar na fase inicial projetos que podem ampliar os gastos da União.

Sobrou Reclamam que, assim, herdaram o desgaste que pode ocorrer com a rejeição de reajustes salariais.

Rio 40º Os deputados Chico Alencar (PSOL), Glauber Braga (PSB) e Jean Wyllys (PSOL) protocolaram na Procuradoria-Geral da República representação contra o governador Sérgio Cabral (PMDB) "pelos atos de violência policial e prisões arbitrárias" nos protestos do Rio.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio

"Nossos comunistas já não são sovietes, mas será que a ala majoritária' do PPS que quer apoiar Campos combinou com os russos?"

DE SONINHA FRANCINE, ex-vereadora e pré-candidata do PPS à Presidência, sobre a inclinação da cúpula de seu partido a apoiar Eduardo Campos (PSB).

contraponto

Apertem os cintos

Em evento em que foram entregues ambulâncias a municípios paulistas, prefeitos relembraram episódio da década de 1980, em Silveiras, no Vale do Paraíba.

Uma mulher prestes a dar à luz chegou à prefeitura, onde ficava o veículo da cidade, para que fosse levada ao hospital da vizinha Cruzeiro --único da região que fazia partos. Como não achavam o motorista, ela subiu correndo ao gabinete do prefeito, Osvaldo Cardoso.

--Prefeito, me ajude!-- disse, apontando a barriga.

Assustado, Cardoso rebateu, sem saber o que ocorria.

--Nem vem que este filho não é meu!

Nenhum comentário: